Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

À vontade, Iron Maiden encerra festival

Em 'relação intensa' com público brasileiro, banda inglesa de heavy metal faz nesta noite seu 31º show no país

Grupo deve levar à Cidade do Rock mistura de sucessos de décadas passadas com 'The Final Frontier', de 2010

(THALES DE MENEZES) ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Esta noite, quando o Iron Maiden pisar no palco como a última atração do Rock in Rio 2013, a banda inglesa de heavy metal começará seu 31º show no Brasil. Depois, na terça, faz o 32º em Curitiba.

Das 23 turnês da banda, 9 passaram pelo Brasil. Em uma delas, a longa "Somewhere Back in Time World Tour", que somou 90 shows, o Iron Maiden veio ao Brasil em duas fases da mesma excursão: em 2008 (com três shows) e 2009 (seis datas).

Essa relação de amor recíproco entre banda e fãs brasileiros começou justamente no primeiro Rock in Rio, em 1985. Agora, o Iron Maiden participa pela terceira vez do festival. Esteve também na terceira edição, em 2001, quando registrou o show no DVD "Rock in Rio", lançado no ano seguinte.

Com o show desta noite, o Rio de Janeiro se torna a cidade que mais vezes recebeu a banda no país, com nove apresentações, seguida por São Paulo (oito) e Curitiba (o show desta terça-feira será o quinto).

FUTEBOL

O Iron Maiden já tocou em dez cidades brasileiras. Nove dessas apresentações ocorreram em estádios de futebol, um esporte que atrai tanto os músicos ingleses quanto seus fãs brasileiros.

"Talvez o futebol também faça parte dessa relação intensa com os brasileiros. A verdade é que não encontramos um entusiasmo como esse em nenhum outro país", disse Steve Harris à Folha em 2010, antes de tocar no estádio do Morumbi lotado.

O show de hoje não deve ser muito diferente daquele apresentado na turnê de três anos atrás, que divulgava o álbum "The Final Frontier".

O estilo de guitarras superaceleradas da banda praticamente não muda, mas esse último disco surpreendia com faixas longas, na casa dos dez minutos ou mais.

Ao vivo, no entanto, as músicas extraídas de "The Final Frontier" se encaixam bem entre os clássicos que certamente serão cantados hoje no Rock in Rio, como "The Number of the Beast", "Fear of the Dark" ou "2 Minutes to Midnight".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página