Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Em recurso ao STF, defesa de Genoino cita Chico

Petista diz que crer no mensalão é 'ingênuo'

DE BRASÍLIA

O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) enviou ontem ao Supremo Tribunal Federal recurso contra sua condenação no processo do mensalão. Em 25 páginas, sua defesa cita Chico Buarque e classifica de ingênuos os que acreditaram na história de compra de apoio parlamentar no primeiro governo Lula.

"Por maior respeito que se tenha por aqueles que ingenuamente acreditaram na maior ficção da história brasileira, a estória do mensalão --urdida pelo maligno rancor de Roberto Jefferson (...)--, fato é que reuniões entre presidentes de partidos visando apoio ao governo não constituem, por óbvio, a prática de qualquer ilícito", diz o texto.

A defesa de Genoino usou versos da música "Canción por la Unidad de Latino America", de Chico Buarque e Pablo Milanés para pedir sua absolvição --"José Genoino Neto, sem favor algum, merece absolvição", diz o texto após citar trecho da "Canción": "A história é um carro alegre / cheio de um povo contente / que atropela indiferente / todo aquele que a negue".

Dizendo-se indignado não só por sua condenação por formação de quadrilha, na qual obteve quatro votos necessários para propor embargos infringentes, ele critica a mídia "panfletária e reacionária" e diz que "brigará até o fim de sua existência pela causa de sua inocência" também no crime de corrupção: "[Genoino] Não se resigna e nem nunca se resignará".

Ao todo, o parlamentar foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão. Caso consiga ser absolvido pelo crime de formação de quadrilha, terá mantida apenas a condenação por corrupção, de 4 anos e 8 meses no semiaberto.

OUTROS RECURSOS

Têm direito a apresentar embargos infringentes --cabíveis quando há pelos menos 4 votos pela absolvição-- 12 dos réus do mensalão.

Apesar disso, condenados como o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-vice-presidente do Banco Rural Vinícius Samarane e o ex-direitor do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto também apresentaram o recurso, mesmo sem ter votos suficientes pela absolvição.

Ontem também apresentaram recursos Marcos Valério de Souza, seu ex-sócio Ramon Hollerbach e a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabelo. Ao todo, 13 infringentes foram apresentados até agora. O grupo que já apresentou este recurso inclui José Dirceu e o deputado João Paulo Cunha (PT).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página