Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Entidades de empresários defendem o voto distrital

Grupos querem eleger deputados das regiões

DE RIBEIRÃO PRETO

Entidades ligadas a empresários em cidades do interior de São Paulo vão adotar neste ano uma campanha pregando o "voto distrital".

Em Franca e Barretos, a campanha, chamada "Voto Nosso", tem o objetivo de fazer com que eleitores deem preferência a candidatos a deputados estaduais e federais das próprias cidades.

A iniciativa é uma forma de aproximar o atual sistema eleitoral, no qual votos de todo o Estado ajudam a eleger o parlamentar, do sistema distrital, no qual os deputados se candidatam e são votados em regiões delimitadas.

"Assim podemos bater na porta da casa deles quando precisamos de alguma coisa para defender a nossa cidade", disse o vice-presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), João Carlos Cheade.

Em Franca, a campanha será adotada pela quarta vez: em 2002 a cidade reelegeu Roberto Engler (PSDB) e elegeu um segundo deputado estadual, Gilson de Souza (DEM). Em 2006, Marco Aurélio Ubiali (PSB) foi eleito deputado federal, e ambos os estaduais se reelegeram. Em 2010, a Acif investiu R$ 50 mil na campanha --anúncios em jornais, rádio, TV e outdoors.

Em Barretos, o presidente da Associação Comercial, Roberto Arutim, disse que o exemplo de Franca e a demora do Congresso em decidir sobre o voto distrital levou a entidade a abraçar a campanha. A cidade não tem deputado hoje: "Nós queremos uma pessoa que tenha compromisso com a gente".

Barretos copiou os slogans e a forma de divulgação da campanha de Franca. Nas duas cidades não serão explicitadas preferências partidárias: só o pedido de que o eleitor vote num nome da região.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página