Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Protestos no centro do Rio reúnem mil pessoas

Manifestações afetam o trânsito no centro

DO RIO

Três atos de protesto reuniram ao todo cerca de mil pessoas no centro do Rio nesta quinta (5), mas provocaram transtornos ao trânsito. No final da tarde, um ato unificado das categorias em greve fechou a av. Rio Branco.

A PM estima que 500 grevistas --entre professores estaduais e municipais, vigilantes, profissionais federais da saúde e servidores das universidades federais-- tenham participado do ato. Os organizadores falam em 3.000.

"Não vai ter Copa. Vai ter greve", gritavam os manifestantes. Aos grevistas se juntaram garis que paralisaram suas atividades no Carnaval. Os garis farão assembleia no dia 18 para decidir se param.

No início da tarde, grevistas da Cedae (companhia de água e esgoto) fecharam a rua Pinheiro Machado em frente ao Palácio Guanabara por quatro horas. A PM usou bombas de gás para dispersar a manifestação às 16h30.

Os funcionários da Cedae exigem 10% de aumento e 24% para repor perdas dos últimos dez anos. A empresa oferece 7,23%. O último reajuste, em maio de 2013, foi de 5,73%. O piso da categoria é de R$ 1.600. A Cedae calcula que 8% aderiram à greve.

O trânsito no centro também foi afetado por um ato de 80 sem-teto que ocupavam o prédio da antiga Telerj.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página