Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Em guia on-line, FGV aconselha manifestantes a se camuflarem

CÉSAR ROSATI DE SÃO PAULO

A FGV (Fundação Getulio Vargas) lança nesta quinta-feira (19) um guia on-line voltado para manifestantes. Entre outras dicas, a página (protestos.org) sugere que as pessoas se camuflem com máscaras ou maquiagem para ir à protestos.

A ideia é dificultar a identificação de manifestantes por parte do Estado.

"O reconhecimento facial permite pesquisar rostos a partir de um banco de dados ou construir perfis. Óculos e maquiagens malucas também podem dificultar a identificação. Cuidado ao exibir tatuagens!", informa um dos principais textos do portal.

Segundo Joana Varon, uma das coordenadoras do projeto, feito em parceria com a ONG Artigo 19, a ideia é resguardar a liberdade de expressão da população.

"O Estado vem se capacitando cada vez mais para vigiar as pessoas. O guia ajuda aqueles que querem garantir o seu direito de privacidade e liberdade de expressão", disse a pesquisadora da FGV.

"Use máscaras se isso não for ilegal em sua cidade", também sugere a página. No Rio, por exemplo, o uso é vetado desde o ano passado. A identificação é uma das principais dificuldades da polícia em protestos violentos.

Para Varon, o direito de livre manifestação tem que ser assegurado, já que é constitucionalmente garantido.

O portal tem ainda dicas para aqueles que usam as redes sociais como forma de manifestação.

Segundo Varon, o site terá uma seção dedicada a relatos, que poderão ser enviados por vídeo. "Queremos criar um banco de dados e mapear a repressão contra a liberdade das pessoas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página