Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em MG, operador do mensalão é condenado a mais quatro anos

Marcos Valério é punido sob a acusação de sonegação; cabe recurso

DE SÃO PAULO

O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, foi condenado a mais quatro anos de prisão na Justiça Federal de Minas Gerais.

De acordo com o Ministério Público Federal, Valério recebeu ainda pena de 120 dias-multa por sonegação.

A denúncia da Procuradoria afirma que o empresário e a mulher, Renilda Santiago, omitiram informações à Receita Federal e prestaram falsas declarações de Imposto de Renda em 2001 e 2002.

Segundo o Ministério Público, os problemas continuaram mesmo com a correção apresentada em 2005, após o escândalo do mensalão.

Usando como base a teoria do domínio do fato, a juíza Camila Franco e Silva, da 4ª Vara Federal de Belo Horizonte, absolveu Renilda.

"O contribuinte declarante sempre foi o corréu Marcos Valério Fernandes de Souza, (...) que era quem tinha o domínio da conduta, ou seja, o comando final da ação", afirmou a juíza.

Valério poderá recorrer dessa decisão em liberdade. O Ministério Público analisa se vai recorrer da absolvição de Renilda.

O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, afirmou que ainda não foi notificado oficialmente da decisão. "Quando tivermos conhecimento, vamos recorrer ao Tribunal Regional Federal, porque se trata de uma decisão de primeira instância", disse.

No caso do mensalão, julgado pelo Supremo Tribunal Federal, Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão e multa de R$ 2,8 milhões.

Ele já recebeu outras duas condenações na Justiça Federal de Minas Gerais, que superam 15 anos de prisão. Valério ainda pode recorrer dessas decisões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página