Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Universidade Columbia inaugura centro global de pesquisa no Rio

Liberdade de expressão é tema de painel da instituição dos EUA, que inicia projeto no país

DO RIO

Num mundo cada vez mais conectado e com economias interdependentes, a liberdade de expressão e de imprensa deve ser uma garantia universal, pois está atrelada não somente à democracia, mas ao desenvolvimento econômico e humano.

Essa foi a conclusão principal do painel "Liberdade de Expressão Global", um dos eventos promovidos pela Universidade Columbia, de Nova York, para marcar a inauguração de seu centro global de pesquisa no Rio.

O evento, na manhã de ontem, reuniu Lee C. Bollinger, presidente da Columbia, Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo, Ascânio Seleme, diretor de Redação do jornal "O Globo", Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado, e Nicholas Lemann, reitor da escola de jornalismo da Columbia.

"Vivemos num mundo em que uma crise financeira se espalha muito rapidamente para outras partes, porque tudo está interconectado. Nesse cenário, a liberdade de expressão precisa ser global", disse Bollinger.

O ex-ministro Ayres Britto lembrou da revogação da Lei de Imprensa brasileira, criada durante a ditadura militar, e afirmou que a Constituição nacional é "radical" na defesa da liberdade de informação jornalística ao definir que ela deve ser "plena".

No fim da tarde, o presidente da Universidade Columbia, Lee Bollinger, e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), assinaram o acordo de cooperação para a instalação do Columbia Global Center -o primeiro no Brasil- no Estado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página