Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Roubo de veículos cresce 40% na região

JULIANA COISSI DE RIBEIRÃO PRETO

O número de homicídios na região de Ribeirão Preto caiu entre janeiro e fevereiro deste ano, de acordo com balanço divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Entretanto, os roubos e furtos de veículos cresceram até 40,3% se comparado ao mesmo período de 2012. Os dados mostram que 254 veículos foram roubados, ante 181 casos no 1º bimestre de 2012 -o que representa alta de 40,3%.

Os furtos (quando não há ameaça física contra a vítima) de carros e motos também cresceram 18,7% na região. Só nos dois primeiros meses do ano, a região teve 1.214 veículos furtados.

O crescimento tem levado motoristas de Ribeirão a buscar serviços de rastreamento (leia texto nesta página).

Consultor em segurança pública, o ex-coronel José Vicente da Silva Filho diz ser necessário mais tempo para fazer comparativos, mas que, em geral, altas em roubo e furto de veículos têm relação com falhas na investigação.

O crescimento da frota de veículos é a principal razão apontada pelas polícias civil e militar para o aumento dos crimes no período.

Diretor do Deinter-3 -órgão da Polícia Civil responsável pela região-, o delegado João Osinski Júnior diz que foram recuperados 1.426 carros e motos. No bimestre, foram abertos 6.273 inquéritos para apurar crimes, sendo concluídos 5.351. Na região, nos dois meses, foram presas 2.279 pessoas. A polícia não informou dados de 2012.

A porta-voz da PM, capitã Silvia Maria Tasso, diz que a polícia recolheu mais armas, o que pode explicar parte da queda de mortes. Ela também afirma que a Polícia Militar aumentou as abordagens nas ruas para coibir furtos e roubos de veículos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página