Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após dez meses fechado, museu é reaberto

Prédio de Araraquara que já abrigou cadeia e Câmara passou por obras de R$ 330 mil

DE RIBEIRÃO PRETO

Depois de ter ficado dez meses fechado para remodelação, o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, de Araraquara, será reaberto na próxima sexta-feira.

O prédio, construído em 1898, resistiu ao tempo e às transformações. Ele já abrigou uma cadeia, a Câmara, a prefeitura, um conservatório e a escola de Belas Artes. O local passou a ser usado como museu, que conta a história da cidade, em 1975.

Com tantas transformações, a arquitetura do prédio estava degradada e teve R$ 330 mil de investimentos. O local recebeu pintura, revisão elétrica, hidráulica, instalação de ar condicionado e reparos em trincas.

"Um prédio importante como esse, que por si só conta a história de Araraquara, merecia todos esses cuidados", disse Virgínia De Gobbi, gerente de museus da cidade.

No museu estão expostas coleções de objetos, a maior parte doada por famílias dos fundadores da cidade.

"Temos coleções de máquinas de escrever, telefones, câmeras fotográficas. Objetos que atraem as crianças e historiadores, quem quer conhecer a cidade", disse.

Parte do investimento foi destinada para a compra de equipamentos de vídeo e som para aumentar a interatividade com o público.

"Vamos exibir filmes e montar atividades para as crianças, para que as pessoas tenham outra concepção do que é museu. Não é um local chato, mas sim uma opção de lazer", afirmou a gerente.

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria fica na praça Pedro de Toledo, no centro de Araraquara, e funcionará das 13h às 18h (2ª), 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª) e das 9h às 12h (sáb.).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página