Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Minas Gerais

Uberlândia adota reconhecimento facial para evitar fraude no ônibus

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE UBERABA - Para detectar fraudes no uso de passe estudantil e de cartões de gratuidade, as empresas de ônibus do transporte coletivo de Uberlândia (Minas Gerais) implantaram um sistema de reconhecimento facial em 100% da frota.

Acionado quando o passe ou o cartão libera a catraca, o aparelho de reconhecimento tira seis fotos simultâneas do passageiro. As imagens, ao final do dia, são processadas e comparadas à foto do usuário cadastrado.

Se identificado a irregularidade de um terceiro passageiro usando o benefício concedido a estudantes, portadores de deficiência e idosos, uma lei municipal prevê penalidades a cada tipo de usuário.

O estudante ficará impedido de comprar o passe com desconto por seis meses. O benefício aos idosos entre 60 e 64 anos será suspenso e só voltará quando ele completar 65 anos, conforme lei federal. Já os portadores de deficiência perdem o benefício definitivamente.

Para o administrador do sistema de transporte coletivo local, Iverton Mantovani, a fiscalização deverá reduzir os custos gerados pelo uso indevido de descontos, podendo "interferir até na definição da tarifa".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página