Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Seca acelera inflação de março em Ribeirão

Preços dos alimentos pressionaram o índice

DE RIBEIRÃO PRETO

A alta nos preços dos alimentos foi a principal responsável pela inflação de 0,93% em março em Ribeirão, segundo o IPC/Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulgado pela Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).

Essa foi também a maior variação positiva do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) para o mês desde 2011, quando o índice voltou a ser divulgado. No mês passado, a inflação foi de 0,19%.

Os itens que mais tiveram impacto na inflação no município foram leite (9,37%), batata (75,6%) e tomate (69,7%). No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação medida pelo IPC teve alta de 3,56% no município.

A pressão dos preços sobre a inflação de março em Ribeirão Preto acompanha tendência registrada no país pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado ontem pelo IBGE.

A alta de 0,92% no IPCA é a maior variação num mês desde abril de 2003.

De acordo com o economista da Acirp, Fred Guimarães, a falta de chuva no início deste ano teve impacto no aumento dos preços dos alimentos, ao elevar custos de produção e reduzir a oferta.

Guimarães afirmou que a inflação deve continuar alta nos próximos meses do primeiro semestre, pressionada pelos serviços, energia elétrica e medicamentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página