Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

China divulga plano para reduzir a poluição nos próximos dez anos

Recorde de poluentes traz transtornos à saúde e insatisfação popular

MARCELO NINIO DE PEQUIM

Os recordes de poluição do ar registrados neste ano no país levaram o governo da China a anunciar um novo e ambicioso plano para combater o problema, que tem sido um motivo frequente de insatisfação popular.

O plano estabelece a meta de cortar a concentração de partículas poluentes ar em pelo menos 10% nos próximos dez anos, em relação aos níveis de 2012.

Nas regiões mais poluídas do norte do país, incluindo Pequim, Tianjin e Hebei, espera-se uma redução ainda maior, de 25%.

A ideia central é reduzir a dependência de carvão, um combustível altamente poluente que fornece 70% da energia consumida na China.

As cidades chinesas estão entre as mais poluídas do mundo, resultado de décadas de crescimento econômico acelerado e pouca preocupação ambiental.

Durante anos, o governo manteve a política de distribuição gratuita de carvão no norte para queima destinada ao aquecimento no inverno.

Há dois meses, um estudo estimou que a poluição reduziu em mais de cinco anos a expectativa de vida nas áreas mais poluídas da China.

Máscaras viraram acessório popular nas cidades mais poluídas e aplicativos que medem a qualidade do ar estão entre os mais baixados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página