Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA aprovam injeção para tratar overdose de heroína e morfina

Aparelho pode ser usado por pessoas fora do ambiente hospitalar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A FDA (agência que regulamenta medicamentos nos Estados Unidos) permitiu ontem que um dispositivo de injeção contra overdose de drogas opioides (como a morfina e a heroína) possa ser usada fora do hospital por familiares ou cuidadores.

O produto, chamado Evzio, contém uma dose da droga naloxona e deve ser usado no tratamento de pessoas que pararam de respirar ou perderam a consciência em consequência de uma overdose.

Esse tipo de incidente, que em geral ocorre com drogas legais, é hoje a principal causa de morte por razões externas nos EUA, superando as até mesmo os acidentes de trânsito. Em 2013, o Centro de Controle de Doenças americano informou que o número de óbitos por overdose teve um crescimento contínuo na última década.

A naloxona rapidamente reverte os efeitos da overdose e é considerada o tratamento padrão para esses casos.

"A overdose e a morte resultante do mau uso ou abuso de drogas opioides, prescritas ou ilícitas, tornaram-se uma preocupação séria de saúde pública nos EUA", disse Bob Rappaport, da FDA. "Evzio é o primeiro aparelho desenvolvido para a administração de naloxona fora do ambiente hospitalar."

A agulha do dispositivo injeta o fármaco no músculo ou sob a pele. Uma vez ativado, o dispositivo dá instruções verbais ao usuário descrevendo como aplicar a medicação, algo parecido com o que ocorre com alguns desfibriladores (veja quadro à direita).

MÓDULO DE TREINO

Familiares e cuidadores devem estar cientes de todas as instruções de uso antes de utilizarem o dispositivo, recomenda a FDA. Também é importante, afirma o órgão, que a pessoa que vá aplicar o produto no paciente pratique o procedimento antes, usando um dispositivo de treino que acompanha o Evzio.

"Essa permissão é um marco importante, e eu espero que receba bastante atenção", disse Carl Sullivan 3º, da Universidade da Virgínia Ocidental. "Muitas pessoas morrem pelo uso de opioides porque a naloxona não é imediatamente usada para reverter os efeitos da overdose."

O novo dispositivo, porém, é visto com um misto de preocupação e esperança por alguns outros especialistas.

"Preocupa-me que exista uma falsa sensação de segurança entre usuários de drogas", disse James Rathmell, do Hospital Geral de Massachussetts. Do tipo certo, agora eu tenho um aparelho que injeta naloxona, podemos nos divertir e ninguém vai morrer'". Mas ele acrescenta: "por outro lado, é uma grande droga. É extremamente eficaz e não possui quase nenhuma desvantagem".

Segundo a FDA, o Evzio não substitui o atendimento médico imediato, e quem aplicar o dispositivo deve procurar um hospital imediatamente após o uso. A distribuição de naloxona é parte da estratégia nacional de controle de drogas da Casa Branca desde 2012.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página