Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Um quarto dos brasileiros com HIV não sabe que está infectado

DE BRASÍLIA

Um em cada quatro brasileiros infectados com o vírus HIV desconhece essa situação. Para o Ministério da Saúde, barreiras culturais e preconceito prejudicam o diagnóstico precoce da doença.

De acordo com números divulgados ontem pela pasta, há hoje 530 mil pessoas com HIV no Brasil. Desse total, estima-se que 135 mil (25,4%) não tenham essa informação.

O governo deu início a uma campanha para incentivar o diagnóstico e tratamento dos casos da doença. Serão oferecidos na rede pública de saúde os testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C -o resultado do exame, implantando em 2005, fica pronto em 30 minutos.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que, nos últimos anos, houve avanços no monitoramento clínico dos brasileiros infectados. Há cinco anos, 32% dos casos foram diagnosticados precocemente. Em 2011, o índice subiu para 36,7%.

"É bom para o paciente, porque isso pode permitir uma melhor qualidade de vida (...) e muito bom para o enfrentamento [da epidemia], porque reduz o risco de transmissão", disse o ministro.

Ao mesmo tempo, entretanto, houve pouca mudança no percentual de diagnósticos tardios -em 2006, eles representavam 31,2% do total de diagnósticos. No ano passado, eram 29,2%.

Em 2011, foram registrados 38.776 novos casos de Aids no país, número mais alto ao menos desde o ano 2000. Houve pequena queda da mortalidade: de 5,7 casos por 100 mil habitantes em 2010 para 5,6 casos no ano passado.

O ministério identificou aumento dos casos de Aids nas regiões Norte e Nordeste e entre homens gays entre 15 e 24 anos. No ano passado, esse público foi o alvo principal de campanha do governo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página