Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mais leve, 'novo' Facebook ganha agilidade

Por enquanto, reforma visual do feed de notícias da rede social é vista só por 1% dos usuários

CAMILA MARQUES EDITORA DO “TEC”

A reforma visual do feed de notícias do Facebook, apresentada no início de março, vai além da mudança cosmética. A primeira impressão, confirmada pelo uso, é de que a página mais leve e simples deu clara agilidade ao carregamento das informações.

Segundo o Facebook, nenhum servidor especial foi disponibilizado para quem já tem a nova configuração -por enquanto, 1% dos usuários enxerga o novo layout.

As fotos e imagens compartilhadas ganharam mais espaço, o que deixa a navegação mais agradável. Outro recurso que vicia é o aviso de novas histórias publicadas por amigos, em um botão flutuante que surge no alto.

A nova cara mudou o jeito de visualizar os compartilhamentos e recomendações

Agora, quando mais de um amigo interage em um mesmo post, os avatares deles aparecem separados ao lado esquerdo do que foi postado, mostrando com clareza quem diz o quê. Basta passar o cursor por cima da foto do perfil, sem clicar, para checar de forma rápida o comentário.

Também ficou mais fácil identificar postagens de sites de notícias. Há mais espaço para os títulos e os textos descritivos, o que ajuda a identificar o tipo de conteúdo.

O maior controle do que é exibido é outro ponto forte da mudança. A caixa de seleção fica no alto, à direita. Além de escolher o conteúdo por grupos de amigos, é possível usar outros filtros, como fotos, música e páginas seguidas.

Ainda falta a opção de personalizar mais a seção, optando por posts de culinária, por exemplo. Assim, a dica é curtir a página de interesse e optar pelo filtro "seguindo".

Outra novidade impactante é o deslocamento, para a esquerda, da coluna com o bate-papo e atalhos para mensagens e calendário. O desconforto inicial passa rápido, e logo é notada a melhora.

Configurações de privacidade ficaram mais fáceis de acessar, basta clicar no cadeado ao lado do seu nome.

Aos poucos, a mudança vai unificar o visual em tablets e smartphones. Quem quiser entrar na fila para testar o novo feed deve se cadastrar em www.facebook.com/about/newsfeed (usuários da versão em inglês terão prioridade).

LINHA DO TEMPO

Já a mudança da linha do tempo é mais sutil. Foram mantidas as duas colunas, mas as postagens voltaram a ficar numa só -à direita, mais larga-, o que desobriga a ficar olhando para os dois lados. À esquerda ficam os dados básicos de perfil e interesses, deixando o menu do alto mais discreto.

Antes era possível destacar um post expandindo a publicação em duas colunas, o que perdeu o sentido. O destaque agora é dado por uma estrela, recurso mais sem graça.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página