Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mundo digital

Notas da Semana

Unicamp e Samsung

Na última sexta, a Samsung inaugurou um laboratório de pesquisas em parceria com a Unicamp. Cerca de 25 pesquisadores (professores e alunos) da universidade desenvolverão projetos em áreas como segurança, mobilidade e eficiência de computadores. O objetivo do laboratório é desenvolver pesquisa fundamental -procurar soluções científicas mais amplas, que podem ser aplicadas a futuros produtos da empresa. O valor do investimento feito pela Samsung não foi divulgado.

-

FORÇA DE CAMPINAS

A duração dos convênios -tanto os que firmam as pesquisas quanto o que permite a instalação do laboratório- é de dois anos. O início da parceria aconteceu por interesse da Samsung -a região de Campinas, que abriga diversas empresas de tecnologia, já havia sido fator fundamental para a instalação da fábrica da empresa na cidade, em 2004. A universidade também desenvolve projetos com outras companhias de tecnologia. Desde 2006, ela trabalha com a IBM.

-

Aplicativo animal Em 12 zoológicos do mundo, o iPad virou ferramenta de estímulo intelectual para orangotangos; veja como funciona em bit.ly/appsapes

Folia 1 Em parceria com o grupo AfroReagge, o projeto Catraca Livre lançou um aplicativo para os amantes do Carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro. Ele terá informações sobre cerca de 500 blocos de rua que desfilaram durante o feriado. É gratuito.

Folia 2 Disponível para Android e iPhone, Blocos de Rua tem dia, local de saída, horário e trajeto dos blocos e permite interação por redes sociais. Outra função útil utiliza a geo-localização: em um mapa, o smartphone indica onde o usuário está e mostra quais blocos estão por perto.

História Está marcada para 10 de março, no festival SXSW, a estreia mundial do documentário "Downloaded", que conta a história do Napster, serviço para compartilhamento de arquivos que popularizou o download ilegal de músicas no final dos anos 1990.

Aposentadoria A Intel deixará de produzir placa-mãe para computadores de mesa, componente que abriga o processador e a memória. A próxima geração de chips da Intel, chamada de Haswell, será a última a receber placas da companhia. Em três anos, o negócio será desativado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página