Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quando NY dá praia

Compras? Museus? Sim, mas, no verão, que acaba de começar por lá, o turista também pode cair no mar

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

Está se programando para passar por Nova York nos próximos dois ou três meses? Então, coloque o biquíni ou o calção de banho na mala: esta cidade dá praia.

Só na região de Nova York são 22,5 km de praias, com areia fina e calçadões --grande parte delas acessível de metrô, trem ou ferry. Nova Jersey, logo ao lado, também apresenta opções tão boas e próximas quanto as da metrópole vizinha.

A princípio, a sugestão de trocar um dia de compras ou as atrações tradicionais da cidade por uma praia de mar frio pode até não fazer tanto sentido. Mas não se engane: com temperaturas que podem ultrapassar sem dificuldade os 35°C em julho e agosto na cidade, a opção é, sim, muito bem-vinda.

Em viagens de no máximo 1h30 --mas algumas de menos de 30 minutos--, é possível chegar a uma cidade completamente diferente dos cartões-postais. E aproveitá-la como um verdadeiro nova-iorquino no verão.

E a cidade aposta nas suas praias como um atrativo para os 14,5 milhões de turistas que devem passar por ela nesta temporada. Uma das principais novidades deste verão está na tradicional praia de Coney Island: a montanha-russa Thunderbolt, que chega a atingir 88,5 km/h, com loops e parafusos.

"As praias de Nova York são opções não tão conhecidas, mas que estão disponíveis para turistas com a vantagem do acesso via transporte público", diz Christopher Heywood, vice-presidente de Comunicações da NYC & Company, agência que promove o turismo na cidade.

"Temos praias para surfe em Rockaway Beach, no Queens, o calçadão de Coney Island, no Brooklyn, e a Riviera do Bronx', Orchard Beach", enumera Heywood.

De fato, há várias opções. Se a intenção for aproveitar a praia em família, aposte em Coney Island, Long Beach e trechos mais ao sul de Rockaway Beach.

Com amigos, os destinos ideais são Jones Beach, em Long Island, e Fort Tilden, no Queens. Staten Island e Sandy Hook, em Nova Jersey, oferecem boas trilhas para ciclistas, enquanto a sossegada Brighton Beach é boa para quem quer relaxar na areia.

"Não dá para comparar com as praias do Brasil", diz o engenheiro carioca Alexandre Martins, 33, que mora há dois anos numa cidade de Nova Jersey vizinha a Nova York. "Aqui é um programa diferente: você traz um isopor e aproveita como os americanos."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página