Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Carros dividem motores, mas têm ajustes diferentes

DE SÃO PAULO

A engenharia atual permite menores custos de produção dos automóveis. Diferentes modelos dividem os conjuntos de motor e câmbio, mesmo que suas carrocerias sejam bastante diferentes.

É o caso dos Fiat Punto Sporting e Doblò Adventure. Embora tenham mecânica similar, cada um é ajustado para atender às diferentes características dos carros.

"Os motores são iguais, o que muda é a forma como a performance aparece em cada carro. Isso é definido pelos ajustes da injeção e das relações de marchas e até dos pedais de acelerador", explica o assessor técnico da Fiat, Ricardo Dilser.

O sistema de freios também muda. Mais pesado, o Doblò necessita de pastilhas e discos mais robustos. Contudo, a central eletrônica é mantida.

"A central eletrônica do ABS não costuma mudar. Altera-se apenas o acerto, feito de acordo com a aplicação", diz Rolf Geiser, diretor da fábrica da Continental em Várzea Paulista (a 54 km de São Paulo).

Acostumado a verificar a potência, o brasileiro nem sempre compara os dados do maior aliado em arrancadas e retomadas: o torque, também definido como "força".

No caso do Doblò, os 18,9 kgfm máximos de torque são indispensáveis, ainda mais com ele carregado. No Punto, mais leve, é essa força que o torna ágil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página