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Cartas

USADO COM PROBLEMA
"Há um mês, comprei um veículo usado na Fiat Amazonas que apresenta problemas na partida. Já levei o carro quatro vezes à oficina da autorizada, e o defeito persiste. Também não recebi a nota fiscal da transação. Se a questão não for resolvida, irei cancelar a compra e pedir a devolução do dinheiro pago, como orienta o Código de Defesa do Consumidor."
Vanessa Tavora França (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA FIAT A concessionária Amazonas fez uma tratativa comercial com a consumidora.

RÉPLICA DA LEITORA Fiquei insatisfeita com o desfecho do caso.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
"Com o propósito de trocar meu usado por um zero-quilômetro, fui à concessionária Carrera. Aceitei o valor oferecido pelo meu carro e seguimos com a negociação. Na semana seguinte, para fechar a compra, a loja exigiu uma nova vistoria, que depreciou o meu carro em 12%, sem justificativa para isso."
Marcelo Chimenti (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA CHEVROLET O assunto foi solucionado pela concessionária diretamente com o cliente.

RÉPLICA DO LEITOR Realmente o caso foi resolvido, com o acompanhamento da Central de Relacionamento Chevrolet.

INTERVALO DAS REVISÕES
"Com apenas um ano de uso e 11 mil quilômetros rodados, minha Nissan Livina terá de passar pela segunda revisão obrigatória. O manual aponta que a troca de óleo precisa ser feita a cada seis meses ou 10 mil quilômetros, mas, segundo o site da empresa, esse intervalo pula para um ano se usarmos um lubrificante especial, que não encontro em autorizadas."
Leticia Tavares Petrocchi Manoel (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA NISSAN Os esclarecimentos foram prestados diretamente à cliente.

RÉPLICA DA LEITORA Lamento que seja necessário lutar tanto por uma coisa tão simples.

A CULPA É DO CELULAR
"Há quatro meses, levei meu Peugeot à autorizada Paris para sanar um barulho no banco do motorista. O consultor explicou que o problema foi causado pelo fato de eu dirigir com o celular no bolso, pois isso causava um desbalanceamento'. Lubrificaram a estrutura, e o problema diminuiu. Porém, só agora descobri que o banco poderia ter sido trocado em garantia."
Joice Bigliazzi Doutel (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA PEUGEOT Não detectamos o cadastro da cliente na concessionária citada.

RÉPLICA DA LEITORA Tenho cadastro em pelo menos duas concessionárias Peugeot.


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