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Cartas

FALHA NO ABS

"Deixei meu Renault Fluence na concessionária para a revisão dos 20 mil quilômetros e disseram-me que seria preciso trocar o módulo do ABS. O carro está há um mês à espera do reparo."
Francisco de Toledo Piza Filho. (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Após contato, o cliente informou que substituíram o módulo do ABS. O carro foi entregue em condições normais de uso."

Réplica do leitor - "Fui buscar o carro e constatei um amassado no para-lama. Depois desse reparo, encontrei o tanque de gasolina na reserva, embora ele tenha sido entregue com 1/4."

ONDAS SONORAS

"Tenho um Honda City e, quando encho o tanque, ouço o vai e vem do combustível conforme o carro é acelerado ou freado. Fui à uma concessionária, e eles disseram-me que era erro de projeto e que nada poderia ser feito."
Roberto Ortega Eboli (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "Foi constatado que o ruído reclamado está associado à movimentação natural do combustível no interior do tanque e não a possíveis falhas de peças ou de fabricação do automóvel."

Réplica do leitor - "Sem ver o carro, eles falaram que era algo natural e que nada seria alterado."

VAZAMENTO

"Deixei meu 408 na concessionária para revisão e reportei que o carro estava com vazamento de fluido do radiador. Fui informada que uma peça precisaria ser trocada. Após vários dias, o componente não tinha chegado."
Priscila Guedes (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "A peça chegou à concessionária no dia 4 de março. O veículo foi reparado e entregue no mesmo dia, em condições normais de uso. Após contato, a cliente disse não haver mais pendências."

Réplica da leitora - "Estou satisfeita. O conserto foi concluído."

SEM PEÇAS

"Meu Nissan Tiida sofreu avaria parcial na frente. Deixei o veículo na concessionária Tokio Nissan do Ipiranga. Estou sem o carro há mais de 50 dias e não há previsão para a entrega. Dizem apenas que faltam peças."
João Tomothi Takahashi (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "O veículo do cliente se encontra em reparo, no aguardo de peças. Foi concedido, a título de cortesia comercial, a locação de um veículo reserva até o término dos reparos."

Réplica do leitor - "A Nissan disponibilizou-me um carro reserva (inferior ao meu), mas postergou novamente a entrega do Tiida."


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