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Cartas
RETOQUES NO CARRO NOVO
"Na entrega do meu veículo novo, reclamei que o mesmo apresentava defeitos de alinhamento nas portas e no capô. Para consertá-lo, a concessionária Ford Mix realizou --sem minha autorização-- serviços de funilaria e pintura no automóvel, que podem depreciar o bem."
ANDERSON H. MARINS (São Paulo, SP)
RESPOSTA DA FORD - "O veículo, que foi analisado pelo distribuidor e por engenheiros da Ford, encontra-se dentro dos padrões de normalidade."
RÉPLICA DO LEITOR - "A Ford propôs estender a garantia do meu carro por mais um ano. Vou contratar um perito particular."
SETE VEZES
"Meu Fiat Uno Sporting comprado novo está agora com 3.000 km e já precisou voltar sete vezes à concessionária, pois o painel alerta que o airbag está com alguma anomalia. Essas idas e vindas à oficina me obrigam a perder tempo e a gastar com táxi."
MÉROPE BERMACCHI (São Paulo, SP)
RESPOSTA DA FIAT - "O veículo foi reparado em garantia (sem ônus para o cliente) e entregue em perfeitas condições de uso e funcionamento."
RÉPLICA DA LEITORA - "Até agora, o defeito não voltou a ocorrer. Porém, das outras vezes, também acreditava que o problema havia sido sanado."
'ESTA MULTA NÃO É MINHA'
"Deixei meu Citroën na concessionária Saint Etienne para que fizessem a revisão. Ao buscá-lo, notei que o nível de combustível estava baixo. Um mês depois, recebi uma multa. O veículo deveria estar na oficina na data e no horário da infração."
GABRIEL VERNALHA RIBEIRO (São Paulo, SP)
RESPOSTA DA CITROEN - "A referida multa foi dada quando o carro, que era testado por um técnico da oficina, passou por um posto de gasolina. A concessionária se responsabilizou pela infração e pelos pontos na carteira."
RÉPLICA DO LEITOR - "O assunto foi resolvido."
SEM TROCA
"Adquiri um Chevrolet Corsa 2008 na revenda Dahruj. O carro veio com a embreagem dura e as portas desalinhadas. Após detectarem um defeito na bomba de água, propus à revenda que trocassem o carro por outro usado de mesmo valor. Meu pedido não foi aceito." SERGIO SIMÕES JUNIOR (Campinas, SP)
RESPOSTA DA CHEVROLET - "A concessionária encerrou o referido caso após submeter o veículo aos serviços necessários e transmitir os esclarecimentos cabíveis ao cliente."
RÉPLICA DO LEITOR - "Entrei com uma ação de ressarcimento e danos morais."