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Personalidade dupla

Atualizado, motor da Suzuki V-Strom 650 permite rodar com suavidade e baixo consumo ou girar alto na estrada

GUILHERME SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Suzuki V-Strom 650 é o que se pode chamar de multiúso, pois consegue apresentar boa performance seja na estrada, seja na cidade ou em estradas ruins.

A moto chega à linha 2014 com algumas novidades. Agora, todas saem de fábrica com freios ABS por R$ 34.900.

Embora farol, carenagens, tanque, banco e lanterna traseira sejam novos, o visual da V-Strom não está muito chamativo. O motor com dois cilindros em "V" de exatos 645 cc também mudou. O gerenciamento eletrônico da injeção é outro, mais preciso e veloz. A Suzuki ficou mais progressiva em arrancadas e baixas rotações.

Na estrada, quando exigido, o propulsor destaca-se por girar alto: sua potência máxima de 67 cv aparece a 8.000 rpm.

O consumo é de cerca de 20 km/l, e o tanque de 20 litros permite rodar aproximadamente 400 quilômetros sem reabastecimento.

Embora pareça ter porte exagerado, a V-Strom é esguia na cidade: o guidão largo e alto esterça a contento e a moto se sai bem nos corredores. Seu assento macio atende bem os pilotos mais baixos.

O para-brisa elevado protege bem o piloto, mas é bom ficar atento: o equipamento ajuda a reduzir a impressão de velocidade.

Os grandes freios --discos dianteiros de 310 mm e traseiro de 270 mm-- são potentes e bem amparados pelo sistema ABS. Compacto e atual, o manete trepida pouco quando o sistema entra em ação.

O painel também mudou. Traz indicador de marcha, consumo instantâneo e médio, conta-giros analógico e velocímetro digital. É compacto, mas fácil de visualizar.

A V-Strom tem um defeito: poderia custar menos.

Tanto que, em agosto, respondeu por apenas 11 unidades emplacadas. Suas concorrentes diretas são a Honda Transalp 700 (R$ 32 mil e 68 vendidas no mesmo mês) e a Kawasaki Versys 650 (R$ 33 mil e 41 comercializadas).

No Salão Duas Rodas (de 8 a 13 de outubro), é esperado o retorno de sua irmã maior 1.000, que tem 100 cv. Só mesmo uma boa volta para saber como a grandona se sairá. Contudo, para maioria dos mortais, a 650 dá e sobra.


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