Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vermelho será a próxima cor da moda

Estudo de fabricantes de tintas aponta que tons vivos ganharão espaço no futuro, enquanto branco e preto cairão

Busca do consumidor por diferenciação é a explicação da indústria, que promete pigmentos com efeito 'molhado'

DE SÃO PAULO

Prata, preto, branco e cinza há tempos monopolizam as pinturas dos carros à venda no Brasil. Várias teorias tentam explicar o fato.

A mais conhecida delas é que o automóvel, por ser um bem relativamente caro no país, acaba inibindo o consumidor a experimentar cores consideradas menos tradicionais, pois ele acredita que isso irá depreciar o bem no momento da revenda.

Porém, pesquisas das fabricantes de tintas PPG e Basf mostram que os motoristas estarão propensos a mudanças e deverão começar a escolher cores mais vivas, como o laranja, o verde e, principalmente, o vermelho. Preto, branco e prata tendem a perder espaço a partir de 2015.

A BMW, por exemplo, afirma que já nota um movimento migratório na preferência de seus clientes.

"O vermelho está em alta, mas apenas nos modelos de apelo mais esportivo", diz Herlander Zola, diretor de marketing da marca.

A montadora de origem alemã está divulgando seu novo cupê 435i (R$ 299.950) na cor vermelha. Geralmente, são os veículos de luxo que ditam moda.

Para Luiz Tambor, diretor de vendas da Chrysler, isso ocorre pois produtos sofisticados e "aspiracionais" despertam desejo nas pessoas.

De olho nesta próxima moda das cores, a Volkswagen prepara versão exclusiva do seu novo compacto com carroceria e interior vermelhos, o Red Up!.

Segundo estudos da PPG, essa cor atualmente já está em 8% dos carros novos vendidos no mercado, quase o dobro do percentual de 2009.

A perspectiva é que, nos próximos anos, o vermelho possa desbancar o cinza da quarta posição --o ranking é liderado por prata (33%), branco (29%) e preto (13%).

EFEITO MOLHADO

Para o mercado global, a Basf acredita que o verde será a bola da vez, pois reforça um movimento em direção a cores baseadas em diferenciação. Para Mark Gutjahr, chefe de design da empresa na Europa, novas categorias de efeitos são tendência: 3D, molhado e superbrilhante.

Materiais inovadores, como nanopigmentos, flocos de vidro e compostos de alumínio são outras novidades da indústria de tintas, que promete lançar novas tonalidades em breve. Entre elas, o grafite de efeito esverdeado, o violeta vibrante e os foscos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página