Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com novo motor, Gol encosta no HB20

Hatches 1.6 da VW e Hyundai são parecidos até no preço alto; menos potente, Palio custa cerca de 15% menos

Compactos são os únicos nacionais que brigam tanto no segmento dos carros 1.0 como no dos 1.6

FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO

A maior parte das vendas de carros novos no Brasil concentra-se na faixa de R$ 40 mil. Por esse preço, o consumidor encontra de picapes a minivans.

Para quem valoriza performance, nível de equipamentos e não precisa de um porta-malas amplo, os hatches compactos topo de linha são boas opções.

O segmento apresentou recentemente algumas novidades, como a edição Copa do Mundo do Hyundai HB20 e o Gol Rallye 2015.

Esses dois modelos e o Fiat Palio se encontraram na pista de teste para o confronto dos hatches com motores 1.6 16v, que os distancia da imagem de carros populares --esse trio de nacionais também possui versões 1.0.

LIGEIRINHO

O primeiro contato da reportagem com os carros ocorre ainda na garagem. Basta um olhar mais atento para notar que cada qual se destina a públicos distintos.

O HB20 chama a atenção pelo desenho jovial, com linha de cintura alta e vincos pronunciados pela carroceria.

A série alusiva ao mundial de futebol traz ainda grade em preto brilhante, rodas de liga e faróis com máscara negra. O modelo "artilheiro" da Hyundai, porém, oferece pouco espaço para as pernas dos ocupantes traseiros, principalmente quando os bancos da frente estão totalmente recuados.

Outro pênalti do modelo de origem sul-coreana aparece na lista de equipamentos. A série especial oferece, por exemplo, sistema de entretenimento com tela de sete polegadas, entrada USB e até televisão (que só funciona com o veículo parado), mas não tem GPS.

Outra incoerência: o interior ganha requinte com as forrações de couro, mas faltam regulagem de altura do volante e ajuste elétrico do retrovisores.

Nesse aspecto, o Gol Rally parece mais racional. O espaço na cabine é bem distribuído, os comandos ficam em posições melhores e os acessórios mostram maior preocupação com a praticidade. Entre os itens exclusivos, sobressaem o sensor de estacionamento e o espelho no para-sol com iluminação.

A partir daí, os hatches da Volkswagen e da Hyundai são muito parecidos, começando pelo preço salgado.

Enquanto a versão aventureira do Gol deverá beirar os R$ 50 mil (o preço final ainda não foi divulgado), o HB20 1.6 Copa sai por R$ 46.945, ambos nas configurações com câmbio manual.

Eles são bastante ágeis no trânsito e aceleraram de 0 a 100 km/h em aproximadamente 10s --marca de Toyota Corolla 2.0 automático.

Com o novo motor EA211 1.6 de 120 cv, o Gol, enfim, consegue encostar no rival. Porém, as configurações intermediárias do modelo continuarão sendo vendidas com o propulsor antigo, de 104 cv.

Apesar disso, o caçula da Hyundai se manteve à frente com seu econômico propulsor 1.6 de 128 cv (veja os números do teste abaixo).

Já o Fiat Palio Essence 1.6 (117 cv) não se destaca em desempenho, mas mostra-se uma opção para quem procura conforto a um preço mais modesto.

A versão de luxo do compacto da marca italiana parte de R$ 40.460 e vem quase tão bem equipada quanto os concorrentes. Oferece, por exemplo, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo e travas e vidros elétricos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página