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BMW Nine T homenageia o passado da marca

Modelo celebra os 90 anos da R32, primeira moto da marca alemã

Ágil e com freios ABS entre os itens de série, motocicleta retrô tropeça no preço elevado de R$ 61,5 mil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após sete meses do lançamento no exterior, a BMW traz para o Brasil a R Nine T, roadster com estilo "café racer" que celebra os 90 anos da R32, primeira moto da marca. Por R$ 61,5 mil, a máquina tem freios ABS e chega apenas na cor preta, com detalhes em alumínio escovado e rodas raiadas.

Montada em um chassi sólido, a Nine T tem detalhes primorosos e causa impacto visual instantâneo, principalmente devido à traseira esguia --com uma compacta lanterna de LED--, aliada ao longo tanque de 18 litros.

Quem paga o preço é o garupa, que sofrerá com a falta de espaço. O condutor também faz concessões ao estilo: o guidão largo e avançado permite bom controle dos 222 kg da moto, mas o obriga a pilotar curvado.

Embora o design clássico sugira uma moto macia de guiar, o banco e a suspensão traseira são firmes. O sistema dianteiro usa bengalas invertidas sem ajuste de carga, enquanto os freios a disco têm pronta resposta.

A mecânica da Nine T deriva da receita da antiga R 1200 GS. Com refrigeração a ar e dois cilindros opostos, o motor de 1.170 cm³ despeja bastante força desde a marcha lenta, com potência máxima de 110 cv (a 7.500 rpm) e torque de 12,1 kgfm (a 6.000 rpm).

O câmbio de seis marchas e o eixo cardã (que nas BMW frequentemente substitui a corrente) têm funcionamento suave, mas é desaconselhável acelerar demais antes das saídas de curvas, por causa da vibração lateral excessiva do motor.

Destaque para o escapamento da Akrapovic, criado para atender aos que gostam de um ruído mais encorpado.

O painel traz mostradores analógicos para velocímetro e conta-giros e uma tela central que, infelizmente, não tem marcador de combustível. Entre os itens customizáveis, há escapes, guidões e corcovas para a rabeta.


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