Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tela de LCD substitui mostrador analógico em carros modernos

Painel digital oferecem múltiplas maneiras de exibir informações ao motorista

DO “NEW YORK TIMES”

Em 1953, o motorista do primeiro Corvette era recebido a bordo por um mostrador com números em intervalos de dez milhas por hora, até 160. Era uma demonstração visual de velocidade.

Em contraste, o painel de instrumentos da nova geração do Corvette, exibida pela primeira vez no Salão Detroit, que acaba hoje, oferece um conta-giros formado por grandes números que cercam a imagem virtual do veículo, com efeitos 3D.

O mostrador enfatiza os 450 cv de potência do novo motor V8. Mas essa é apenas uma maneira de observar o que o carro está fazendo.

"O painel é completamente configurável", explica Ryan Vaughan, engenheiro que projetou o interior do esportivo da General Motors. Não há mais mostradores circulares nem ponteiros: uma tela de LCD com 20 centímetros os substituiu.

SEM PONTEIROS

Os instrumentos de um carro resumem sua personalidade. É o meio pelo qual o motorista interage com a máquina. Eles transmitem emoção, além de informação.

Com a expansão do uso da tecnologia nos automóveis, o volume de dados exibidos vem crescendo rapidamente.

Os modelos exibidos este ano no salão norte-americano sugerem uma silenciosa revolução. Os recursos digitais estão eliminando os últimos traços da tecnologia analógica no painel. Os ponteiros estão sumindo.

Gordon Wagener, vice-presidente de design da Mercedes, está entre os que preveem uma virada completa para a instrumentação virtual.

"Eu creio que os mostradores analógicos desaparecerão, a questão é como fazer a substituição", diz o executivo.

Por anos, a maioria dos carros tinha velocímetros e conta-giros analógicos apesar de os veículos já contarem com avançados recursos digitais -era uma mostra de respeito à tradição.

Os recursos gráficos no painel do novo Corvette são sofisticados e oferecem múltiplas maneiras de exibir informações. Em modo Track, por exemplo, um gráfico largo mostra a faixa de torque.

O modelo foi um dos primeiros carros a ter um painel de LCD, em 1984, bem como um sistema que projeta informações no para-brisa.

Mas, com a passagem do tempo, as novidades podem parecer datadas, como os complexos equalizadores gráficos que faziam sucesso nos carros dos anos 1970.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página