THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

ARTISTA DO DESASTRE (ótimo)
(THE DISASTER ARTIST)
DIREÇÃO James Franco
ELENCO James Franco, Dave Franco, Seth Rogen
PRODUÇÃO EUA, 2017, 14 anos
QUANDO estreia nesta quinta (25)
Veja salas e horários de exibição

O maior mérito de James Franco ao dirigir e protagonizar "Artista do Desastre" é ter percebido que a história por trás de "The Room" poderia render uma ótima comédia. É um pouco como "Ed Wood", de Tim Burton, sobre o pior cineasta do mundo. Mas nem Wood fez algo tão ruim como "The Room".

Lançado em 2003, com custo acima de US$ 6 milhões e praticamente nada arrecado em uma dúzia de salas, "The Room" foi se transformando em cult obscuro dos amantes de "cinema lixo" pela mediocridade de atuação, roteiro e realização. Tudo graças a Tommy Wiseau.

Tipo bem misterioso e amalucado, que ganhou charme extra na caracterização de Franco, Wiseau era uma figura entre o patético e o assustador quando conheceu o aspirante a ator Greg Sestero numa aula de atuação. Sestero é interpretado por Dave Franco, irmão caçula de James.

Wiseau convence Sestero a ir com ele tentar a sorte em Los Angeles. Depois de um tempo sem conseguirem nada, vem a ideia de Wiseau: produzir seu próprio filme, no qual pudesse escrever o roteiro, dirigir e atuar.

Ninguém, nem mesmo Sestero, sabia qualquer coisa sobre Wiseau. Com forte sotaque do Leste Europeu, dizia ter nascido em Nova Orleans. Hoje aceita-se a versão de que ele nasceu na Polônia.

Apenas duas coisas ficam bem claras a respeito dele: tinha muito dinheiro, de origem ignorada por todos, e não sabia nada sobre escrever roteiros, dirigir ou atuar.

A equipe contratada para o que iria se transformar em "The Room" estava perto de enlouquecer com Wiseau quando os cheques com seus pagamentos, bem acima da média em Hollywood, começaram a ser compensados sem nenhum problema.

Uma cena de "Artista do Desastre" que simboliza bem a (in)capacidade de Wiseau é quando, intempestivamente, ele se senta para escrever o esboço de "The Room". Depois de datilografar umas palavras, pergunta a Sestero: "Que tamanho tem um roteiro?".

James Franco é viciado em trabalho e, aos 39 anos, está distante da inexperiência de Wiseau. Além de ter atuado em mais de 120 filmes e séries, ele já dirigiu 14 longas de ficção, oito curtas, seis documentários, três episódios de séries de TV e um videoclipe da banda de rock R.E.M.

Franco está espetacular como Wiseau, papel que deu a ele o Globo de Ouro de ator de comédia. O filme é cativante por essa interpretação intensa na jornada de seu personagem do anonimato total ao fracasso retumbante.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.