Quarteto Carlos Gomes toca em projeto que leva música erudita a espaço informal

Casa da Vila Madalena com comida e bebida hospeda o programa Tupinambach

CAMILA FRESCA
São Paulo

Nas primeiras décadas de 1800, em Viena, animadas reuniões em torno de Franz Schubert ficaram conhecidas como schubertíades. Quatro ou cinco vezes por semana, o compositor e seus amigos se reuniam para conversar, beber, comer e fazer música: muitas das obras de Schubert foram ouvidas pela primeira vez nestas ocasiões.

Até o início do romantismo, compositores tinham como patrões ou mecenas aristocratas que se divertiam fazendo música de câmara, e muitas das peças hoje canônicas do repertório foram criadas para essas ocasiões, como os célebres quartetos Razumovsky, que Beethoven escreveu para serem tocados pelo embaixador russo em Viena Andreas Razumovsky.

Recuperar um pouco desse espírito, quebrando a formalidade e trazendo as pequenas formações da música clássica para um ambiente acolhedor e intimista é o que propõe o projeto Tupinambach, que recebe o Quarteto Carlos Gomes (Prêmio Bravo 2018 de melhor CD de música erudita).

A iniciativa acontece na Tupi or Not Tupi, jovem casa de shows da Vila Madalena que já ganhou fama pela qualidade das atrações de música instrumental e MPB.

"Desde o início tínhamos essa vontade", diz Jeanne de Castro, uma das sócias e produtora cultural que tem intimidade com o universo dos clássicos. "Assim que conseguimos definir o perfil da casa e fidelizar os clientes, resolvemos colocar o projeto de pé."

A primeira apresentação foi no final de abril, com um recital de Cristian Budu, jovem pianista brasileiro de carreira internacional. Jeanne conta que, superando a melhor das expectativas, o resultado foi "sensacional".

"Foi um dos melhores shows da Tupi até hoje e a maior lotação da casa. Tivemos uma lista de espera com gente que não conseguiu ingresso. Percebemos a avidez do público por esse tipo de evento."

Cláudio Cruz, líder do Quarteto Carlos Gomes e um dos mais respeitados músicos brasileiros da atualidade, diz que a ideia de tocar num espaço dedicado à música popular lhe agrada muito.

"A música popular da época de Mozart e Beethoven também era feita por eles. Existia a música de igrejas e palácios, mas havia também as danças e bagatelas que esses músicos compunham pra tocar nos bares, o que acontecia com frequência", afirma.

Além de quartetos dos brasileiros Alexandre Levy e Carlos Gomes, o repertório terá peças de Guinga e, a depender do entusiasmo do público, Tchaikovsky e Astor Piazzolla.

"Muitas pessoas não sabem o quão prazeroso é ouvir música clássica e essa é a razão principal da Tupinambach. Queremos que as pessoas se sintam próximas e mais sensíveis a esse universo", diz Jeanne.

Concertos

Quarteto Carlos Gomes

Outros

Formado por Gabriel Marin (viola), Alceu Reis (violoncelo) e pelos violinistas Cláudio Cruz e Adonhiran Reis, o grupo executa obras dos compositores eruditos Alexandre Levy, Glauco Velásquez e Antonio Carlos Gomes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.