Bienal de Veneza homenageará Jimmie Durham por conjunto da obra

Aos 78 anos, 54 de carreira, americano é conhecido por trabalho com esculturas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O artista, ensaísta e poeta americano Jimmie Durham foi anunciado, nesta quinta (4), como o ganhador do Leão de Ouro pelo conjunto da obra da 58ª Bienal de Veneza, mais tradicional mostra de arte contemporânea do mundo.

O artista americano Jimmie Durham, anunciado como ganhador do prêmio Leão de Ouro do Bienal de Veneza pelo conjunto da obra
O artista americano Jimmie Durham, que será homenageado com o prêmio Leão de Ouro da 58ª Bienal de Veneza pelo conjunto da obra - Nick Ash/Divulgação

Quase octogenário, Durham —que já participou de cinco edições da bienal, além de ter apresentado individuais em alguns dos museus mais respeitados do mundo— é um artista multimídia, e produz desenhos, colagens, fotografias e vídeos.

É mais conhecido, no entanto, por seu trabalho com esculturas. Feitas de materiais naturais e objetos encontrados, muitas delas evocam espantalhos mal-ajambrados, em um misto de horror e comicidade.

O humor, aliás, foi lembrado pelo curador desta edição da Bienal, Ralph Rugoff, ao anunciar o ganhador do prêmio.

“Por mais de 50 anos, Durham tem encontrado maneiras novas e engenhosas de abordar as forças políticas e sociais que moldam o mundo em que vivemos hoje. Ao mesmo tempo, suas contribuições para o campo da arte são excepcionais em sua originalidade formal e conceitual”, disse Rugoff no anúncio.

A entrega do prêmio a Durham está marcada para a abertura da exposição, no dia 11 de maio.

Participam desta edição da mostra a dupla Bárbara Wagner, de Brasília, e Benjamin de Búrca, alemão, no pavilhão nacional curado por Gabriel Pérez-Barreiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.