Descrição de chapéu DeltaFolha

Saiba quais músicas fazem sucesso apenas no Brasil

Estudo da Folha analisou canções que entraram no top 200 desde 2017 no Spotify, em 51 países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A música "Deixe me ir - Acústico", do grupo de rap brasileiro 1Kilo, foi a mais tocada no Spotify do país em outubro de 2017. Cinco meses depois, chegou ao topo "Cem Mil - Ao Vivo", do sertanejo Gusttavo Lima. Em nenhum outro país essas canções alcançaram nem sequer o top 200.

As duas músicas simbolizam a lista de sucessos no Brasil: um amplo domínio de artistas nacionais, com hits que praticamente não entram nas paradas de outros países.

O comportamento do brasileiro ao consumir música, e como os nossos sons chegam a outros países, é tema da série de reportagens Música sem Fronteiras, que a Folha publica a partir desta semana. 

A Folha analisou todas as músicas que entraram nas listas diárias de 200 mais tocadas no Spotify, em 51 países, de janeiro de 2017 a junho de 2019. O Brasil foi o país que menos compartilhou hits no período. Em média, a lista brasileira de hits diários é 19% semelhante a dos demais 50 países analisados no Spotify; a média na amostra é de 31%.

Aqui estão cem músicas que entraram no top 200 brasileiro, mas não em nenhuma lista de nenhum dos outros 50 países.

E aqui está a distribuição, por gênero, das músicas que entraram no top 200 brasileiro (segundo a classificação do Spotify, uma música pode ser classificada em mais de uma categoria).

Gusttavo Lima, em show na 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2019; ele é um dos artistas com grandes sucessos no Brasil, mas pouco fora do país
Gusttavo Lima, em show na 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2019; ele é um dos artistas com grandes sucessos no Brasil, mas pouco fora do país - Francisco Cepeda/AgNews

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.