Descrição de chapéu Artes Cênicas

Projeto social ganha escala de ópera em peça 'Silêncios, Moléculas e Dinossauros'

Grupo foi criado em 2002 para auxiliar na reabilitação de pessoas com disfunção neurológica por meio das artes cênicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Listas são uma das primeiras formas de organizar a informação. São, também, uma obra aberta, um imenso etc. pronto para inclusões, interpretações, atualizações. 

A partir de formas de listagem —verbetes, dicionários, enciclopédias, enumerações— a Ser em Cena criou “Silêncios, Moléculas, Dinossauros”. A peça está na lista dos espetáculos deste quase fim de ano, em curtíssima temporada no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Com quase uma dezena de obras montadas, a ONG Ser em Cena foi criada em 2002 para auxiliar na reabilitação de pessoas com afasia por meio das artes cênicas. Afasia é uma disfunção neurológica de linguagem que pode envolver deficiências na compreensão e expressão de palavras ou seus equivalentes não-verbais. 

Pode ter várias causas, como um AVC ou um traumatismo craniano. Este foi o caso de Nicholas Wahba, criador da ONG. Após um acidente, ele encontrou no teatro uma forma de reabilitação e uma nova profissão (seu plano anterior era ser jogador de basquete).

Wahba fez participações em peças de amigos, cursos de clown e interpretação. Nas primeiras montagens da Ser em Cena, além de dirigir, atuava com o elenco de oito pessoas.

No espetáculo atual, 79 atores estão em cena, uma estrutura de ópera. A companhia se firmou para além dos objetivos terapêuticos com a criação de uma linguagem própria. 

Questões básicas do grupo, como diversidade, invisibilidade do outro ou do diferente e impasses da criação coletiva estão afinadas com debates atuais sobre papel da arte e crise da representação.

No trabalho do Ser em Cena, “as singularidades do grupo de atores ampliam as possibilidades estéticas e são legitimadas na linguagem artística”, diz Elisa Band, que, ao lado de Wahba, assina a direção e a dramaturgia do espetáculo. 

Seis maneiras de começar um amor, seis maneiras de terminá-lo, 24 tipos de silêncios ou três tipos de fim são algumas das cenas-listas costuradas durante 70 minutos. 

A narrativa começa com a história de um manuscrito despedaçado e espalhado por diferentes lugares e épocas, e as cenas transcorrem junto à montagem e desmontagem dos cenários em palco aberto. 

Segundo os diretores, o denominador comum são os diferentes modos de existir. “Com a noção do belo deslocada do lugar-comum, cria-se poesia a partir de diferenças”, diz Band. 

Verbetes ou pequenos relatórios enumerados revelam as singularidades de cada ator e abrem frestas para o espectador observar minúcias da vida. 

Com os quadros a partir de improvisações das três turmas de teatro do Ser em Cena (são 25 alunos por turma, e há fila de espera) o espetáculo profissional foi tomando forma. 

“O trabalho não surge a partir de um suposto sistema predeterminado no qual se tentaria encaixar as pessoas. Ao contrário, é a partir dos indivíduos que achamos o método”, diz Band.

Para a diretora, a dimensão política desse trabalho está na esfera do menor, na mistura de saberes, inexperiências, irrelevâncias, memória e ficção. 

“Silêncios, Moléculas, Dinossauros” é também uma mistura de linguagens: música, dança e, testando os limites da comunicabilidade, palavras inventadas. Listas podem ser uma forma de organizar o mundo, mas também são tentativas de criar outros. 

Silêncios, Moléculas, Dinossauros

  • Quando Qua. (27) e qui. (28), às 21h
  • Onde Teatro Sérgio Cardoso, r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo
  • Preço R$ 30
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.