Björk cria música que muda de acordo com oscilações do clima de Nova York

A artista reuniu as sonoras de todo seu arquivo artístico dos últimos 17 anos para o projeto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Imagine ouvir uma música que se renova de acordo com as mudanças climáticas. A cantora islandesa Björk fez uma parceria com a Microsoft para que isso fosse possível e, agora, um sistema de inteligência artificial está sendo testado para pôr em prática o projeto.

Ganhando destaque mais uma vez pelo uso inovador da tecnologia, a artista reuniu as sonoras de todo seu arquivo artístico dos últimos 17 anos e criou novos arranjos.

Com o uso de uma câmera com inteligência artificial, no topo do hotel Sister City, em Nova York, a música mudará de acordo com a posição do sol e o clima da cidade.

A ideia é que a faixa, que foi nomeada como “Kórsafn”, seja executada a todo momento no saguão do hotel.

Com uma estética futurista e psicodélica, Björk, aos 54 anos anos, é musicista, produtora musical e atriz. Quando lançou seus dois primeiros discos solo, "Debut" de 1993, e "Post", de 1995, a artista conquistou fama mundial.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo abrigou no ano passado a exposição "Björk Digital", com videoclipes da artista em 360 graus e obras em realidade virtual. A mostra está agora em Brasília e fica em cartaz até 9 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil da capital federal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.