Descrição de chapéu Cinema

Antonio Banderas e Metallica lamentam a morte do compositor Ennio Morricone

Artistas e autoridades prestaram homenagem ao italiano, morto aos 91 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Artistas e autoridades ao redor do mundo estão usando as redes sociais para lamentar a morte do compositor italiano Ennio Morricone. Autor de trilhas sonoras como a de "Por Um Punhado de Dólares", o músicou morreu nesta segunda-feira (6), aos 91 anos.

Ele estava hospitalizado em uma clínica em Roma havia alguns dias, devido a uma fratura no fêmur, resultante de uma queda.

Rosto do filme "Ata-me", dirigido por Pedro Almodóvar em 1989 e com trilha de Morricone, o ator espanhol Antonio Banderas publicou duas fotos do compositor como homenagem. "Com grande tristeza nos despedimos de um grande mestre do cinema. Sua música continuará tocando em nossas memórias. Descanse em paz", escreveu.

A banda Metallica, que há anos usa uma das canções compostas por Morricone para o filme "Três Homens em Conflito" na abertura de seus shows, escreveu que a carreira do italiano "foi lendária, suas composições são atemporais". "Obrigado por definir o clima de tantos dos nossos shows desde 1983."

Na esfera política, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, publicou no Twitter que "sempre recordaremos, e com um reconhecimento infinito do gênio artístico, do maestro Ennio Morricone". "Nos fez sonhar, nos emocionou e fez pensar, escrevendo notas inesquecíveis que ficarão para sempre na história da música e do cinema", afirmou.

Já o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, relembrou o prêmio espanhol Princesa das Astúrias recentemente atribuído a Morricone por sua contribuição às artes. "Ennio nos deixou. Ele é o autor de mais de 500 trilhas sonoras, algumas como 'Cinema Paradiso', consideradas autênticas obras-primas. Meu carinho para sua família e amigos."

No Brasil, o músico e ator paulistano André Abujamra também prestou homenagem e disse que "Ennio Morricone se vai sem ir". O ator Marcelo Serrado agradeceu ao italiano, publicando uma foto sua regendo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.