Governo anuncia série sobre 'bela e grandiosa' história do Brasil com Mario Frias

'A verdade é que somos um povo heroico', diz o secretário especial da Cultura, que parafraseia hino nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo deu início a uma campanha nas redes sociais chamada “Um Povo Heroico”, que explorará “verdadeiros líderes, respeitados intelectuais e grandes heróis nacionais”, conforme a descrição que acompanha o vídeo de anúncio no perfil oficial @SecomVc.

O vídeo foi publicado na noite desta quinta (3) e é protagonizado por Mario Frias, secretário especial da Cultura.

Segundo o texto que o acompanha, a história do Brasil é “tão bela e grandiosa quanto desprezada e vilipendiada por anos de destruição da identidade nacional”.

Mario Frias, o secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro, estrelou vídeo que anunciou a série 'Um Povo Heroico', voltada ao reconhecimento de grandes figuras nacionais, conhecidas ou anônimas - SecomVc/Twitter

As cenas foram gravadas no Museu do Senado, onde Frias interage com obras do acervo da casa legislativa, como o quadro “Ato de Assinatura do Projeto da 1ª Constituição”, de Gustavo Hastoy, e “Retrato do Rei Alberto da Bélgica”, do pintor belga Adrien Jean Madyol.

“Eu falo ‘a gente’ porque eu conheço a nossa gente e são essas pessoas que não fogem à luta e habitam todos os rincões do nosso país”, diz o secretário da Cultura, enquanto o vídeo o mostra olhando fixamente para um busto da princesa Isabel, escultura de Gilberto Mandarino.

As obras modernistas que compõem o acervo do Senado não aparecem no vídeo.

Um dos temas que também será explorado na campanha será a história dos pracinhas da Segunda Guerra, “que combateram a tirania do nazismo (maior mal do mundo moderno, ao lado do comunismo)”, segundo texto postado.

​De acordo com fontes dentro da secretaria, o vídeo é fruto de trabalho interno da Secretaria Especial da Cultura, mas também contou com esforços do Ministério das Comunicações, não tendo havido contratação de produtoras ou aluguel de equipamento de audiovisual.

O vídeo reúne elementos que lembram as produções da Brasil Paralelo, mas a produtora gaúcha afirma não ter nenhuma relação com a série.

Embalado por uma trilha sonora épica, Frias diz que “a verdade é que somos um povo heroico e encaramos com um brado retumbante o destino que nos encara”.

A música em questão se chama “Omega”, é de autoria do artista Scott Buckley e pode ser baixada gratuitamente. Em sites de trilhas sonoras grátis, ela vem com tags como “épico” e “sci-fi”. Sua licença Creative Commons permite que seja usada gratuitamente em outros projetos, desde que o autor seja creditado. O autor não é creditado no vídeo de Frias.

A secretaria não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação desta reportagem. A campanha deve se dar por meio de posts simples nas redes sociais, relembrando casos de pessoas que se sacrificaram de alguma forma, como a professora Heley de Abreu, de Janaúba, em Minas Gerais, que salvou crianças de um incêndio provocado por um funcionário de uma escola infantil.

Colaborou Marina Lourenço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.