Descrição de chapéu
Livros

Ambrose Bierce, autor mítico que escrevia com ácido, volta a aterrorizar

Volume reúne contos do escritor que sofreu influência de Edgar Allan Poe e passou a vida sendo dado como morto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ambrose Bierce, autor de "A Estrada Enluarada e Outras Histórias", é o tipo de escritor cuja lenda sempre obscurece a própria obra. Quando vivo, costumava ser reputado como morto.

Desaparecido a caminho de se unir à Revolução Mexicana, de certa forma pode ser considerado irrequieto até hoje, vivo como um vampiro secular e literário, pois a causa de sua morte é desconhecida e o corpo nunca chegou a ser encontrado.

ambrose bierce
O escritor americano Ambrose Bierce - Reprodução

Vítimas dos paradoxos de uma vida mítica, seus livros —múltiplos, de gêneros variados, mas com foco na sátira jornalística e na ficção— sofrem com traduções esparsas e coletâneas nem sempre abrangentes.

Nisso, seu legado sofre de sina comparável à do escritor que mais o influenciou, Edgar Allan Poe, de quem sempre são traduzidos os mesmos contos, apenas os mais célebres. A propósito, a Nova Aguilar promete dar fim à seca editorial de Poe com a publicação da "Ficção Completa, Poesia & Ensaios", projetada para outubro deste ano.

No caso de Bierce, a recorrência das edições se concentra nos aforismos escritos com tinta embebida em ácido súlfurico de "Dicionário do Diabo" —que já mereceu três traduções brasileiras— e algumas histórias incluídas nesta nova edição, como a inescapável "Uma Ocorrência na Ponte de Owl Creek", considerada por Kurt Vonnegut o maior conto americano.

"Owl Creek" se inspira na experiência do próprio autor, veterano da Guerra Civil americana e cujos relatos de soldados e civis foram coletados em "No Meio da Vida", publicado aqui no século passado pela Artenova e fora de catálogo desde então.

Este inicia com o fazendeiro sulista e dono de escravos Peyton Farquhar olhando para as águas do rio, pois está prestes a ser enforcado na ponte citada no título. A corda se rompe, ele cai na água e escapa em meio aos disparos dados pelos soldados. Ao final, após o condenado regressar a sua casa e vislumbrar a mulher através da janela, descobrimos que tudo não passou de um desejo de que isso acontecesse pela última vez.

É chato sonegar a surpresa desse final ao leitor, mas vale argumentar que, de tão influente, o conto de Bierce foi responsável por inaugurar toda uma linhagem ficcional sobre o tema da elasticidade do tempo, segundo Julio Cortázar, como "A Ilha ao Meio-Dia", do próprio cronópio argentino, além do magistral "O Milagre Secreto", de Jorge Luis Borges.

A experiência na guerra não cessa aí, nem os finais surpreendentes, uma marca da obra de Bierce. O apavorante "Chickamauga", nome da batalha ocorrida em 19 e 20 de setembro de 1863 e da qual o autor participou, relata o encontro de um garoto perdido na floresta com um batalhão de sobreviventes.

O desfecho, como em outros contos da coletânea, corresponde à irrupção do absurdo ou do fantástico no cotidiano mais comezinho (e trágico, neste caso).

Como acréscimo à excelente seleção de 21 histórias, que inclui outras joias, como "A Morte de Halpin Frayser" e "A Coisa Maldita", a tradução ágil de Rodrigo Breunig atualiza a prosa de "Bitter" Bierce —Bierce amargo, apelido recebido por sua mordacidade de comentarista político— agregando notas e uma divertida entrevista "psicografada" por meio de colagem feita com verbetes extraídos do "Dicionário do Diabo", mais do que adequada a um autor de ficções sempre eletrificadas pelo sobrenatural e por horrores históricos, como a escravidão e o feminicídio.

A estrada enluarada e outras histórias

  • Preço R$ 49,90 (224 págs.)
  • Autor Ambrose Bierce
  • Editora Arquipélago Editorial
  • Tradução Rodrigo Breunig
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.