Descrição de chapéu Cinema

Diretor de 'Entre os Muros da Escola' se debruça sobre cultura do cancelamento

Laurent Cantet se inspirou em caso real de escritor promissor que compartilhava tuítes de ódio para criar '@Arthur.Rambo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O protagonista do filme "@Arthur.Rambo – Ódio nas Redes", que estreia agora, mal consegue segurar o sorriso nas primeiras cenas do filme. Criado na periferia parisiense pela mãe, uma imigrante argelina, ele parece ter alcançado o auge do sucesso —tem seu romance de estreia elogiado em rede nacional, é convidado para assinar uma coluna no mais prestigioso programa literário da TV francesa, recebe um convite para adaptar e dirigir seu livro no cinema.

Até que uma torrente de mensagens de ódio invade a tela. "Férias em Auschwitz. Ainda restam lugares nos trens." "As mulheres são iguais aos homens? Não!?" "Setenta e duas virgens para os terroristas: quem se candidata?"

Rabah Nait Oufella em cena do filme '@Arthur.Rambo - Ódio nas Redes', dirigido por Laurent Cantet - Divulgação

São tuítes, de autoria dele mesmo —ou melhor, de seu alter ego raivoso, a combinação de Rimbaud com metralhadoras que dá nome ao filme. E carimbam a jornada ao fundo do poço do personagem nas 48 horas seguintes, quando a sua promessa de um futuro brilhante se torna um cancelamento sumário.

Por alegórica que soe a trama, ela é baseada num episódio real, ocorrido cinco anos atrás com o blogueiro francês Mehdi Meklat. Visto como uma espécie de porta-voz das banlieues, os subúrbios franceses pobres e superpopulosos, ele assumiu a autoria de uma série de tuítes racistas, misóginos, homofóbicos e antissemitas publicados sob um pseudônimo.

"Tinha lido algumas de suas crônicas, ouvia todo dia o seu programa na rádio. Quando soube dos tuítes, não conseguia fazer a conexão entre o cara que eu imaginava e aquele que eu tinha conhecido nas postagens", diz o diretor do filme, Laurent Cantet, acrescentando que, apesar de ter informado Meklat sobre o projeto, o blogueiro não se envolveu nele.

"@Arthur.Rambo" é, assim, a tentativa de Cantet —cineasta por trás de "Entre os Muros da Escola", ganhador da Palma de Ouro em Cannes em 2008— de dividir com o público as mesmas perguntas que se fez na época do escândalo.

Cantet conta que estruturou a narrativa como um drama jurídico, em que a cada cena o protagonista busca justificar suas ações diante de um júri diferente —a editora, os amigos, a namorada, a mentora, a mãe.

Não há, no entanto, uma resposta única capaz de explicar por que, afinal, aquele jovem promissor escreveu mensagens tão odientas, para ele ou para o espectador. "O filme traz muitas entradas diferentes. Você apanha um fio e o desenrola", afirma o diretor.

O cineasta diz que uma explicação possível diz respeito à própria lógica das redes. O personagem quer ser popular a todo custo e descobre que, para isso, precisa ser cada vez mais provocador, mais violento. "As redes sociais simplificam nossa forma de pensar", diz o diretor, ressaltando que o próprio formato dessas mídias, de textos curtos, para serem lidos e compartilhados rapidamente, exige isso. "Elas tomam tanto espaço na nossa vida, mas não pensamos na forma como as usamos."

Uma outra resposta tem um viés mais político, continua Cantet, e se relaciona com o lugar que esse jovem ocupa na França contemporânea.

Imigrante de segunda geração, o protagonista não quer seguir o caminho que seus pais encontraram para se integrar ao país, de obediência, passividade, aceitando uma existência "varrida para debaixo do tapete", nas palavras do diretor. Ele tem raiva, e essa raiva "é uma condição para existir ali", afirma Cantet.

É o mesmo ódio, diriam alguns, que levou a direita radical a se fortalecer entre os membros da classe trabalhadora da França nos últimos anos, a ponto de Marine Le Pen ter tido chances reais na eleição presidencial deste ano.

Mas essa visão não é compartilhada por Cantet. "Esses jovens não são responsáveis pelo que está acontecendo. São vítimas. É claro que a extrema direita usa isso. Mas acho que temos que provar para essas pessoas que elas são membros da nossa sociedade antes de pedir qualquer coisa delas."

@Arthur.Rambo – Ódio nas Redes

  • Quando Estreia nesta quinta (12)
  • Onde Em cartaz nos cinemas
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Rabah Nait Oufella, Antoine Reinartz, Sofian Khammes
  • Produção França, 2021
  • Direção Laurent Cantet
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.