Descrição de chapéu Livros Bienal do Livro

Adesivos de 'Fora, Bolsonaro' e 'Stranger Things' dominam os looks da Bienal do Livro

Adereço com manifestação politica foi distribuído por candidatos do PSOL na entrada do evento literário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Além dos livros e das filas, outro objeto têm chamado a atenção nos corredores cheios da Bienal do Livro de São Paulo —adesivos com as mensagens "fora, Bolsonaro" e "livros sim, armas não" têm dominado os looks dos visitantes do evento, que termina neste domingo, dia 10.

O item podia ser visto colado nas roupas de um público variado, entre mulheres, homens, jovens e pessoas mais velhas. Os adesivos coloridos foram distribuídos na entrada da feira por equipes de três candidatos do PSOL, os deputados Ivan Valente e Carlos Giannazi e a professora Luciene Cavalcante, nomes também estampados nas etiquetas.

Visitantes da Bienal do Livro usam camiseta de Stranger Things
Visitantes usam adesivos com mensagem de 'fora, Bolsonaro' na Bienal do Livro - Nathalia Durval/Folhapress

A organização da Bienal afirmou que não tem autoridade para intervir em ações de terceiros realizadas fora do pavilhão, como manifestações, ações de promoção e vendas de ambulantes. "Desta forma, não houve qualquer envolvimento ou anuência da organização nestes casos", disseram em nota sobre a distribuição dos adesivos.

​A manifestação política contra Bolsonaro surgiu também entre o público que compareceu ao debate com o líder indígena Ailton Krenak e o escritor português Valter Hugo Mãe, em coro puxado pela mediadora, a educadora Cristine Takuá. O encontro foi marcado por brigas e filas de fãs do lado de fora.

Saindo do mundo da política, quem também tem dominado a moda dos visitantes da Bienal do Livro são camisetas com referências a "Stranger Things", série da Netflix. Usada principalmente por jovens, a roupa parece pipocar em todos os corredores do evento.

Preta e branca, a camiseta traz a imagem de um rosto vermelho com chifres, que lembra um demônio, espadas e os dizeres "Hellfire Club", nome do clube de amigos que se reúne para joga RPG na trama. A estampa, porém, chegou a causar alvoroço entre quem participava de um outro evento ali perto, a Marcha para Jesus.

Vestindo o item temático, a ilustradora Jeyce Nunes, de 28 anos, e o designer de games Evandro Parreira, de 30 anos, disseram que, nas ruas a caminho da Bienal, receberam olhares e cutucões de pessoas que vestiam roupas do evento religioso vizinho. Eles disseram terem sido "fuzilados" com os olhos e cutucados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.