O que assistir no Disney+ além de Marvel, Star Wars e animações

Leia edição da newsletter Maratonar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Nesta semana, foi celebrado o Disney+ Day. Sim, eles já têm uma data, 8 de setembro, e, para comemorá-la, fazem promoções de assinatura e guardam grandes lançamentos.

Neste ano, as principais novidades anunciadas foram o novo live-action de "Pinóquio" (com Tom Hanks e sem Roberto Benigni, amém), o recém-lançado nos cinemas "Thor: Amor e Trovão" e a série animada "Carros na Estrada", um derivativo de "Carros", da Pixar.

Mas, apesar de se sustentar no tripé Marvel/Star Wars/animações, o streaming do gigante de Hollywood guarda boas opções no catálogo, longe dos heróis e sabres de luz. Veja algumas delas na seleção abaixo.

20 Mil Léguas Submarinas
Clássico da aventura, baseado no best-seller de Júlio Verne, o filme se passa em 1868, quando se espalham relatos de navios sendo destruídos por um suposto monstro marinho. Neste cenário, um professor atende ao chamado do governo americano e embarca com uma tripulação para checar se o tal monstro é verídico ou se tudo não passa de fake news.

A geração "Vingadores" pode achar graça dos efeitos especiais, mas, em 1955, o longa ganhou o Oscar na categoria. O elenco traz Kirk Douglas, Peter Lorre, James Mason e Paul Lukas. Leia a crítica do filme na Folha.
Disponível na Disney+ (127 min.)

Anos Incríveis
Esqueça os dramas colegiais de Kevin Arnold, Winnie Cooper e companhia, ou a abertura com "With a Little Help From My Friends". Os anos 1960 continuam, mas a sacada deste remake foi deslocar o foco para uma família de negros de classe média, o que permite uma abordagem envolvendo questões raciais que ainda reverberam nos Estados Unidos.

O jovem protagonista agora é Dean Williams (Elisha Williams), que tenta sobreviver à integração racial em sua escola no estado de Alabama. O assassinato de Martin Luther King serve como pano de fundo para os primeiros episódios —todos são curtinhos, com menos de 25 minutos, e, como no original, dosam drama e humor. A narração em off continua como um dos charmes da série, agora, com mais sarcasmo, cortesia de Don Cheadle. Leia a crítica de Luciana Coelho na Folha.
Disponível na Disney+ (13 de 22 episódios)

Pôster de série. Na foto existe uma família negra com quatro pessoas em uma sala. Da esquerda para a direita temos, um homem adulto com camisa vermelha e calça preta que está de costas para a imagem. Uma mulher adulta com vestido azul encara ele com alegria no rosto. Uma adolescente, com camisa branca e uma saia com tons avermelhados, observa a interação dos pais ao lado do irmão, que veste jaqueta verde, suéter com listras brancas e cores amadeiradas e uma calça jeans escura.
Dulé Hill, Saycon Sengbloh, Laura Kariuki e Elisha Williams em cena da série 'Anos Incríveis', reboot da produção dos anos 1980 com uma família negra como protagonista - Divulgação


Cruella
Divertida versão para a origem da famosa vilã dos "101 Dálmatas". Aqui, Cruella também atende por Estella, jovem órfã que cresce aplicando pequenos golpes na Londres do início dos anos 1970, mas sem se distanciar do mundo da moda, seu grande sonho. Sua criatividade chama a atenção da principal designer da região, a megera Baronesa, que sempre anda ao lado de seus cães dálmatas. Aos poucos, Cruella descobre que seu passado está interligado ao da estilista. Além das boas atuações das duas Emmas (Stone é Cruella e Thompson é a Baronesa), o filme tem uma trilha sonora deliciosa. Leia a crítica do filme na Folha.
Disponível na Disney+ (134 min.)



Duelo de Titãs
No início dos anos 1970, uma escola do ensino médio do estado de Virgínia, nos EUA, que tinha apenas alunos brancos começa a promover a integração racial, o que provoca protestos entre alunos, professores e moradores. Também é contratado o técnico negro Herman Boone (Denzel Washington) para o time de futebol americano, orgulho da cidade, que tenta fazer os jogadores negros e brancos criarem laços durante uma tempestuosa temporada. Um dos bons filmes de futebol americano, inspirado em história real.
Disponível na Disney+ (113 min.)



Edward - Mãos de Tesoura
Uma vendedora de cosméticos (Dianne Wiest) que bate de porta em porta encontra acidentalmente o jovem Edward (Johnny Depp), rapaz inocente que foi abandonado em um castelo e que possui lâminas no lugar dos dedos das mãos. Ele vai morar com a família da vendedora e acaba se apaixonando pela filha adolescente (Winona Ryder), o que o leva a entrar em situações perigosas. O filme tem um tom de fábula, mas com a assinatura do sempre excêntrico Tim Burton.
Disponível na Disney+ (105 min.)



Os Eleitos (série)
Não confunda com o filme homônimo de 1983, de Philip Kaufman. Produzida pela Nat Geo, reza a lenda que esta é a primeira série cancelada pela Disney+. Tanto o longa como a série são inspirados na obra de Tom Wolfe, que conta a história da corrida espacial americana nos anos 1960 durante a Guerra Fria. Com mais tempo, os oito episódios detalham a criação da Nasa, os vários perrengues americanos na disputa com os soviéticos e a rivalidade entre os astronautas John Glenn e Alan Shepard.
Disponível na Disney + (uma temporada, oito episódios)

Dica bônus: Projeto Mercury - Os Sete Escolhidos
Não faltam documentários retratando a exploração espacial americana na aba National Geographic (uma das várias da Disney+). Um deles é este "Projeto Mercury", que relata justamente a história dos primeiros astronautas escolhidos para iniciar o projeto espacial, a turma de "Os Eleitos". Mas tem também o "Apollo - Missão à Lua" ou a série "Rumo às Estrelas", em seis episódios.
Disponível na Disney + (90 min.)



Enquanto Você Dormia
Solitária funcionária do metrô, Lucy sonha em ter uma relação perfeita com Peter, passageiro que ela vê diariamente, mas com quem nunca falou. Tudo muda no dia em que ela testemunha uma tentativa de assalto que termina com Peter caindo nos trilhos. Ela consegue salvá-lo, mas ele fica em coma. A confusão aumenta com a chegada da família da vítima, incluindo o irmão, que começa a flertar com Lucy. Esta comédia romântica natalina lançada no longínquo 1995 testou a força de Sandra Bullock como protagonista —e deu certo. Leia a crítica do filme na Folha.
Disponível na Disney+ (103 min.)


Free Solo
Com cenas realmente incríveis, o documentário mostra a preparação física e mental do escalador Alex Honnold para subir o temido paredão El Capitán, de 975 metros, sem nenhum equipamento de proteção ou corda. O filme levou o Oscar da categoria em 2019. Leia a crítica na Folha.
Disponível na Disney + (100 min.)


Get Back
O diretor Peter Jackson, da hexalogia "O Senhor dos Anéis", parte de mais de 50 horas de imagens e outras 200 de áudio para montar esta série documental em três episódios, que somam pouco menos de oito horas de corte final. O registro acompanha os momentos finais dos Beatles, em janeiro de 1969, quando Paul, John, George e Ringo ensaiavam —com momentos de tensão— para o que seria um programa de TV, que logo foi descartado. O último episódio, com o famoso show no telhado da gravadora do grupo, foi exibido recentemente em algumas salas Imax. Leia a crítica na Folha.
Disponível na Disney+ (três episódios)



Rainha de Katwe
Muito antes do sucesso de "O Gambito da Rainha", a Disney já tinha produzido esta outra história de uma enxadrista —mas baseada em fatos reais. Órfã de pai, uma jovem de uma pobre região de Uganda faz de tudo para realizar seu sonho de se tornar uma enxadrista de nível mundial. Leia a crítica na Folha.
Disponível na Disney+ (124 min.)

Cena do filme "Rainha de Katwe". Na foto aparece uma mulher negra jovem. Ela sorri e usa uma camiseta laranja e um turbante com detalhes verdes e avermelhados no cabelo crespo. Ela está sentada em uma mesa com tabuleiro e peças de xadrez, no fundo da imagem é possível ver outras pessoas no ambiente. Isso sugere que a protagonista do filme está em um torneio.
Cena do filme "Rainha de Katwe" - Divulgação


Walt nos Bastidores de Mary Poppins
Depois de várias tentativas, Walt Disney (Tom Hanks) parece que finalmente vai conseguir adaptar para as telas o livro "Mary Poppins", cuja reticente autora, P.L. Travers (Emma Thompson), pode vender os direitos para sair de uma crise financeira. No entanto, ela insiste em barrar várias mudanças propostas pelo estúdio. Enquanto acompanha os embates de Disney e Travers em torno da adaptação, o filme também recupera a infância da própria escritora em flashback, principal fonte de inspiração para a obra. Leia a crítica do filme na Folha.
Disponível na Disney+ (125 min.)

O que tem de novo

A Casa dos Espíritos
Chega agora também ao Star+ este drama com superelenco que foi muito aguardado no Brasil na época de seu lançamento, em 1993, apesar de ter tido recepção fria por parte da crítica. Inspirado no romance homônimo de Isabel Allende, traz a história de 50 anos de uma família no Chile, desde os anos 1920, passando pela revolução. Entre os personagens, está o patriarca rústico e machista (Jeremy Irons) e sua mulher (Meryl Streep), que tem visões paranormais. Com direção de Bille August, inclui ainda Glenn Close, Antonio Banderas e Winona Ryder. Leia a crítica do filme na Folha.
Disponível no Star+ e na HBO Max (146 min.)



Passei por Aqui
Um jovem rebelde invade casas de pessoas ricas à noite e pinta nas paredes a frase "passei por aqui". No entanto, ao entrar no casarão de um juiz aposentado, encontra algo que não devia e tenta chamar a atenção da polícia, com consequências inesperadas. Este bom suspense britânico da Netflix com rostos conhecidos —como Hugh Bonneville (o patriarca de "Downton Abbey") e George MacKay ("1917")— não chega a ser um "Psicose", mas traz boas e inesperadas reviravoltas.
Disponível na Netflix (110 min.)

Psicose
Falando nele, acaba de entrar no catálogo do Star+ o cult de 1960, um dos principais títulos de Alfred Hitchcock. No filme em preto e branco, depois de roubar US$ 40 mil da firma em que trabalha, uma mulher foge e, para se abrigar de uma tempestade, vai passar a noite em um motel de beira de estrada. Lá, conhece Norman Bates, jovem de interesses estranhos que fala muito da mãe.
Disponível no Star+ (109 min.)

Dica de graça

Vidas Duplas
Não muito adepto do mundo digital, um editor parisiense recebe um manuscrito de um antigo amigo, que aborda um caso do passado com uma celebridade. Enquanto ele está reticente com o conteúdo da obra, sua mulher, uma atriz de teatro, acha que o trabalho deve ser publicado. Filme de 2018 de Olivier Assayas com Juliette Binoche. Leia a crítica do filme na Folha.
Disponível no Sesc Digital Cinema em Casa, gratuitamente, até 7/10, e, para assinantes, no Prime Video (107 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.