Descrição de chapéu ataque à democracia

Conheça o relógio de dom João 6º destruído por golpistas no Congresso

Ponteiros e ornamento da peça foram arrancados durante invasão ao Palácio do Planalto neste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um relógio trazido ao Brasil por dom João 6º em 1808 foi destruído por golpistas durante invasão aos Três Poderes, no Distrito Federal, neste domingo.

Único exemplar da peça no mundo todo, o objeto foi dado de presente a dom João 6º pela corte de Luís 14, da França. A obra foi desenhada por André-Charles Boulle e fabricada pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot no fim do século 18, poucos anos antes de ser trazida ao Brasil.

Terroristas que invadiram o Palácio do Planalto neste domingo destruíram um relógio do século XVIII que veio para o Brasil com a família real portuguesa. A peça ficava no terceiro andar, onde está localizado o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Relógio de Balthazar Martinot foi destruído por golpistas durante invasão no Palácio do Planalto neste domingo - Reprodução

A peça estava abrigada no terceiro andar do Palácio do Planalto, onde está localizado o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, quando o local foi invadido por centenas de golpistas.

Os ponteiros e números do relógio foram arrancados e uma estátua que enfeitava o topo da peça foi arrancada.

Segundo publicação do site do governo federal, existem no mundo apenas dois relógios fabricados por Martinot. O outro está exposto no Palácio de Versalhes, na França, mas tem metade do tamanho da peça que foi destruída. O valor do relógio danificado é considerado fora de padrão, diz o texto.

Rogério Carvalho, o diretor de curadoria dos palácios presidenciais, diz que vai ser difícil restaurar o relógio, mas será possível recuperar a maioria das outras obras.

"O valor dessa obra é inestimável. O cenário é devastador", disse o senador Randolfe Rodrigues em vídeo publicado no seu perfil do TikTok.

O relógio foi restaurado em 2012, depois de ter sido resgatado de um depósito do governo federal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.