Leny Andrade deixou duas gravações inéditas de músicas de Tom Jobim

'Por Causa de Você' ganha versão com Gilson Peranzzetta, e 'Dindi' com João Senise deve sair em seu próximo disco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Leny Andrade, que morreu na segunda-feira, aos 80 anos, deixou duas músicas inéditas. "Por Causa de Você", de Tom Jobim, foi cantada pela cantora no velório do músico, em 1994, mas não havia sido gravada até então. "Dindi", também de Jobim, ganha uma versão da cantora ao lado de João Senise.

A cantora Leny Andrade - Masao Goto Filho/Folhapress

A gravação de "Por Causa de Você" ganhou arranjo de Gilson Peranzzetta, companheiro de Andrade por três décadas, que conversou com o jornal O Globo durante o velório da cantora. "Quando gravamos, apenas piano e voz, ela já estava com cuidados por conta da doença, mas com a voz impressionante e da mesma forma de sempre", disse.

"Ela era um instrumento vivo, e valorizava todos os músicos que estivessem ao seu lado. O que ela fez de bom para a canção brasileira é enorme. Foi um divisor de águas dentro da música."

João Senise também falou sobre "Dindi", que deve sair em seu próximo álbum. Em entrevista, disse que a Andrade fez questão de que a música saísse em português. Ao jornal O Globo, disse que a cantora já estava comprometida por sua doença degenerativa quando gravaram e elogia a amiga.

"Bastava colocar um microfone na frente dela, e, pronto, ela se transformava. Leny levou a música até o fim. Tanto que, na gravação dessa música, ela cantou de primeira, num só take e sem ler a letra", disse.

Há ainda uma gravação inédita da música "Cantor da Noite", de Ivan Lins e Vitor Martins, feita em estúdio com arranjo e piano de Gilson Peranzzetta, nos moldes da gravação de "Por Causa de Você" lançada em janeiro para homenagear Dolores Duran.

Leny Andrade foi velada ao lado de Doris Monteiro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta terça-feira. A cantora, diva das boates de Copacabana nos anos 1960, e importante intérprete da fatia mais jazzística da bossa nova, morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 80 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.