Israel disputará Eurovision após alterar trecho de canção que evoca ataque

Festival estava analisando música que representaria o país após acusações de que ela evocaria ações terroristas do Hamas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jerusalém | AFP

Os organizadores do festival Eurovision validaram a canção apresentada por Israel após uma modificação de um trecho da canção inscrita para evitar o que pudesse ser percebido como um comentário político, que evocasse os ataques do Hamas, disse na quinta-feira a sociedade israelita de radiodifusão (KAN).

Foto de paisagem de praça em Estocolmo. Pessoas protestam ao redor. Bandeira palestina é estentida.
Protesto em Estocolmo pela exclusão de Israel do Eurovision - TT News Agency/Fredrik Persson via Reuters

"A UER, União Europeia de Radiodifusão, informou a KAN que a canção 'Hurricane', interpretada por Eden Golan, foi aprovada e que Israel participará no Festival Eurovision da Canção", indicou a KAN em comunicado.

Após indicar inicialmente que se retiraria do concurso se não aceitassem a sua canção tal como foi preparada, o grupo público disse no domingo que os compositores "readaptariam os textos".

"October Rain", a canção escolhida inicialmente por Israel, composta principalmente em inglês com algumas palavras em hebraico, não mencionava explicitamente o ataque realizado pelo Hamas em 7 de outubro no sul de Israel, mas segundo a imprensa e observadores israelitas, não restava dúvida de que suas palavras se referiam ao tema.

A nova canção, "Hurricane", cuja letra não foi divulgada, retoma a música de "October Rain", segundo a KAN. Golan, cantora israelo-russa de 20 anos, representará Israel no Eurovision, que será realizado em maio em Malmö, Suécia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.