Descrição de chapéu Silvio Santos

Relembre programas de Silvio Santos como Casa dos Artistas e Show do Milhão

Atrações comandadas pelo dono do SBT, morto neste sábado (17) aos 93 anos, ameaçaram a liderança da Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao longo de sua carreira, Silvio Santos, morto neste sábado (17) aos 93 anos, levou ao ar programas que se tornaram queridinhos do público por divertir a família brasileira.

Conhecido pela irreverência, o apresentador, que estava afastado das telas do SBT desde 2022, conseguiu arrancar gargalhadas tanto do auditório quanto dos convidados de seu programa, que hoje é comandado por sua filha Patrícia Abravanel.

Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
O apresentador Silvio Santos apresenta o seu programa - Lourival Ribeiro/SBT/Divulgaçã

Boa parte do sucesso das atrações se devia à criatividade, como as famosas câmeras escondidas. Veja abaixo os programas e quadros mais famosos de Silvio Santos.

Show do Milhão

Exibido originalmente de 1999 a 2003, o programa foi um dos maiores sucessos da emissora nos anos 2000, conquistando a liderança de audiência com frequência durante o período.

O game show voltou em temporadas rápidas em 2009 e 2021, esta última em parceria com o banco digital PicPay e sob o comando de Celso Portiolli, ambas também com bons números de audiência.

A proposta da atração era simples: ganhava R$ 1 milhão quem respondia todas as perguntas corretamente. Mas o único jogador que faturou o prêmio máximo foi Sidney Ferreira, ex-bancário de Mato Grosso do Sul, em 2003.

Show de Calouros

Exibida entre os anos 1970 a 1990, a atração se tornou um clássico da TV brasileira. Nela, artistas, como cantores, humoristas e imitadores, se apresentavam em busca de um prêmio.

Os artistas performavam para uma banca de jurados formada por nomes como Sérgio Mallandro, Nelson Rubens e Sônia Abrão. A atração voltou este ano, sob o comando de Patricia Abravanel, aos domingos.

Topa Tudo Por Dinheiro

"Quem quer dinheiro?". Um dos bordões mais famosos de Silvio Santos era repetido à exaustão nesse programa, que foi ao ar de 1991 a 2001. O apresentador jogava aviõezinhos de dinheiro para a plateia, que corria para tentar pegar as notas.

Havia ainda as câmeras escondidas, quadro que tornou famosos nomes como Carlinhos Aguiar e Ivo Holanda, que precisavam fugir da ira das pessoas que caiam nas pegadinhas.

O programa fez tanto sucesso que ameaçava a liderança de audiência da Globo, que exibia o Fantástico no mesmo horário.

Casa dos Artistas

Um dos programas mais famosos de Silvio Santos, a atração foi uma das precursoras dos realities shows no Brasil. O formato era parecido com o de A Fazenda, na qual celebridades ficam confinadas em uma casa por um prêmio.

O reality estreou em 2001, com participantes como Supla, Alexandre Frota e Bárbara Paz, que levou o prêmio para casa.

O programa se tornou um enorme sucesso, alcançando índices de audiência altíssimos para os padrões do SBT e superando a Globo. Mas A Casa dos Artistas acabou em 2004, após enfrentar processos que o acusavam de plagiar o Big Brother.

Qual é a Música

O programa, que desafiava os participantes a mostrarem os seus conhecimentos musicais por meio de provas, foi exibido em diferentes períodos.

Programa Silvio Santos

Mais longeva atração da televisão brasileira, o Programa Silvio Santos estreou em 1963, na extinta TV Paulista, e passou por diversos horários e emissoras.

A atração foi responsável por fazer do apresentador um dos rostos mais conhecidos da TV brasileira. Com o afastamento de Silvio das câmeras desde 2022, o programa é comandado por sua filha, Patrícia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.