Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 atletismo

Lyles bate Thompson por 5 milésimos na final dos 100 m

Velocista americano precisa do 'photo-finish' para vencer surpresa e levar o ouro no Stade de France

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A imagem mostra uma corrida de atletismo com sete atletas competindo em uma pista de corrida. Os corredores estão em diferentes posições, alguns com os braços levantados, enquanto outros estão em movimento. A pista é de cor azul e as linhas brancas delimitam as raias. O ambiente parece ser um estádio, com grama ao fundo.

Chegada dos atletas na disputa dos 100 metros rasos; americano Noah Lyles chegou apenas 5 milésimos à frente - Mathilde Missioneiro / Folhapress

Saint-Denis (França)

Noah Lyles, 27, é o homem mais rápido de Paris. Ele tem uma foto para provar. Em uma final impressionante no Stade de France, em Saint-Denis, o atleta americano bateu o jamaicano Kishane Thompson, 23, no "photo-finish". Os dois fizeram 9s79, e o olho eletrônico teve que ir à terceira casa decimal para definir o vencedor: 9s784 contra 9s789, cinco milésimos que definiram o ouro. Também dos EUA, Fred Kerley fez 9s81 e ficou com o bronze.

Do primeiro ao último colocado, foram apenas 12 centésimos de diferença —e todos, pela primeira vez, correram abaixo dos 10s. Foram os 100 m mais disputados desde Moscou-1980. E Lyles, o primeiro americano a vencer a prova desde Justin Gatlin, em Atenas-2004, teve que fazer seu melhor para conseguir ser o mais rápido na prova.

Em métricas mais esquisitas, o americano agora campeão olímpico deu 44 passadas contra 45 do rival, que o liderou até 90 metros da corrida; Lysle era o último até 30 metros. Thompson perdeu na chegada, sem saber o que tinha acontecido. Ele e o americano tiveram que aguardar o resultado aparecer no telão, em um dos momentos que seguramente será eternizado de Paris-2024: 9s79 para os dois, mas com o nome de Lyles em primeiro.

Noah Lyles celebra o ouro nos 100 metros - Kirill Kudryavtsev/AFP

O momento da linha de chegada foi tão apertado que mesmo o campeão duvidou que tivesse vencido. Após a prova, revelou uma conversa que teve com o jamaicano. "Eu falei para ele: 'Bro, acho que você levou'. Quando meu nome piscou na tela, eu falei: Gosh!"

"Para ser franco, eu só acreditei em mim mesmo. Sabe, eu já fiz pior. Já corri os 60 metros mais rápido que isso. Pior tempo de reação [0s178, a pior marca da final junto com Letsite Tebogo]. Estava achando que tinha sido um pouco melhor, mas isso prova que o tempo de reação não ganha corridas."

Thompson, aos 23 anos, é a nova sensação do país de Usain Bolt. Nas seletivas nacionais, já tinha marcado 9s77, melhor tempo das últimas duas temporadas do atletismo. Assumiu a liderança do ranking da prova, desbancando justamente Lyles.

No ano passado, em um campeonato nacional na Jamaica, Thompson apareceu para o mundo do atletismo com um tempo de 9s91 em uma semifinal. Seu técnico, Stephen Francis, formador de várias estrelas do país caribenho, o tirou então da final, dizendo que a ideia era poupá-lo de contusões. Desde então, marcas surpreendentes foram se sucedendo, a ponto de ele ter chegado a Paris dizendo que desbancaria Lyles.

O americano, bronze em Tóquio-2020 nos 200 m, fez o caminho inverso dos velocistas, que normalmente se dedicam primeiro aos 100 m. Chegou a Paris credenciado por seis títulos mundiais, quatro títulos da Diamond League e o domínio dos 100 m, dos 200 m e do revezamento 4 x 100 m, coisa que não acontecia no atletismo desde 2015, com Bolt. Neste Jogos, queria ir ainda mais longe e compor o revezamento 4 x 400 americano.

"Eu espero que vocês gostem de Noah porque eu tenho muito mais para mostrar", disse Lyles à britânica BBC ainda durante a comemoração.

O primeiro objetivo ele já cumpriu. Tem até foto para provar.

Resultado final dos 100 m de Paris-2024

Posição Atleta Tempo Desempate
Ouro Noah Lyles (EUA) 9s79 (.784)
Prata Kishane Thompson (JAM) 9s79 (.789)
Bronze Fred Kerley (EUA) 9s81
4 Akani Simbine (AFS) 9s82
5 Lamont Marcell Jacobs (ITA) 9s85
6 Letsile Tebogo (BOT) 9s86
7 Kenneth Bednarek (EUA) 9s88
8 Oblique Seville (JAM) 9s91

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.