Descrição de chapéu Fórum Econômico Mundial

Em golpe aos europeus, Fórum Econômico Mundial se muda para Ásia

Evento ocorrerá em maio, em Singapura; organizadores dizem que voltam para Davos em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jamil Chade
São Paulo | UOL

Num golpe contra a credibilidade dos governos europeus, o Fórum Econômico Mundial muda sua reunião anual de 2021 para a Ásia. No lugar da estação de esqui de Davos, na Suíça, o evento ocorrerá em maio, em Singapura. Para 2022, os organizadores garantem que voltarão ao seu local de origem.

Essa é apenas a segunda vez na história do tradicional evento que ele sai da Suíça. Em 2002, logo depois dos ataques terroristas contra os EUA, os organizadores optaram por fazer um gesto e transferir o evento para Nova Iorque.

Agora, o motivo é a Covid-19 e a incerteza sobre o que vai ainda ocorrer pela Europa até maio. A Suíça tem se transformado num dos epicentros da transmissão do vírus. Já o país asiático é apresentado como um exemplo de controle da transmissão, mesmo sem a vacina.

A mudança é vista como um sinal de como a Ásia tem lidado com a pandemia de forma mais eficiente e foi recebida na Suíça como um alerta de que a pandemia pode permanecer vigente por meses ainda, apesar das comemorações em relação aos avanços nas vacinas.

De acordo com a entidade, Singapura será "o primeiro evento de liderança global a abordar a recuperação mundial da pandemia". "Este encontro presencial reunirá os líderes para focar na formação de soluções para os desafios mais prementes do mundo. Mais detalhes serão anunciados no devido tempo", diz o Forum.

"Uma cúpula de liderança global é de importância crucial para abordar como podemos nos recuperar juntos", disse Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial. "A Reunião Anual Especial 2021 será um lugar para que líderes de empresas, governo e sociedade civil se encontrem pessoalmente pela primeira vez desde o início da pandemia global", disse.

Segundo os organizadores, a mudança de local "reflete a prioridade do Fórum de salvaguardar a saúde e a segurança dos participantes e da comunidade anfitriã". "Após cuidadosa consideração, e à luz da situação atual com relação aos casos da Covid-19, foi decidido que Singapura estava em melhor posição para realizar a reunião", apontaram.

Durante a habitual "semana de Davos", que em 2021 acontece de 25 a 29 de janeiro, o Fórum será sede de um evento virtual para reconstruir a confiança e moldar os princípios, políticas e parcerias necessárias para 2021.

A Agenda de Davos contará com a participação de chefes de estado e de governo, chefes executivos, líderes da sociedade civil, mídia global e líderes da juventude da África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América Latina e América do Norte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.