Descrição de chapéu Rússia União Europeia

Putin determina que só espumante russo pode se chamar champanhe, e franceses reagem

Nova lei sancionada na semana passada proíbe nome do termo em garrafas importadas na Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP e Reuters

As casas de champanhe francesas pediram nesta segunda-feira (5) ajuda diplomática sobre uma nova lei russa que reserva o termo "champanhe" para vinhos espumantes produzidos na Rússia.

Os produtores franceses se beneficiam de uma denominação de origem controlada, que supostamente lhes dá o uso exclusivo da palavra "champanhe" nos países que aderem ao Acordo de Lisboa sobre indicações geográficas distintas.

Mas a Rússia não assinou este acordo e na sexta-feira (3) o presidente Vladimir Putin assinou uma lei que proíbe o uso da tradução russa do champanhe —shampanskoe— em garrafas importadas.

Os produtores franceses ainda poderão usar a palavra em francês, mas também terão que escrever "vinho espumante" no verso das garrafas, uma heresia para essas marcas.

Empregado arruma garrafas de espumante em um supermercado em Moscou, na Rússia - Tatyana Makeyeva - 5.jul.2021/Reuters

Eles "pedem aos diplomatas franceses e europeus que obtenham a emenda desta lei inaceitável", disse o Comitê de Champagne, que reúne vinicultores e produtores da região de Champagne, no nordeste da França, em um comunicado.

Denunciaram uma medida "escandalosa" que "questiona mais de 20 anos de negociações bilaterais entre a União Europeia e a Rússia sobre a proteção de denominações de origem controladas".

A Moët Hennessy, de propriedade do conglomerado de luxo LVMH, disse no domingo (5) que vai cumprir a lei e retomar as exportações de suas marcas, incluindo Dom Perignon, Moët & Chandon e Veuve Clicquot, "o mais rápido possível".

"A MH Champagne Maisons sempre respeitou a legislação em voga onde operou e retomará as entregas assim que possível uma vez que os ajustes forem feitos", disse a empresa, em comunicado.

Nesta terça (3), o ministro da Agricultura francês, Julien Denormandie, disse que "champanhe" é um nome que só poderia ser usado em vinhos espumantes da região homônima da França, embora outros países já tenham tentado reivindicar a denominação para si.

"Vocês podem imaginar a reação das autoridades francesas", disse Denormandie à Sud Radio.

"A palavra 'Champagne' vem daquela região linda da França em que o champanhe é produzido", continuou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.