Postos começam a mostrar preço da gasolina com duas casas decimais

Segundo ANP, mudança não tem impacto no valor e traz mais clareza para consumidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

A partir deste sábado (7), todos os postos de gasolina do país terão que exibir os preços com apenas duas casas decimais, não mais com três, como era o padrão. A mudança foi definida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) em novembro para facilitar o entendimento do consumidor. Em São Paulo e Brasília, já há postos vendendo gasolina, etanol e GNV com as duas casas decimais nesta quinta (5).

Posto BR próximo na avenida do Estado, em São Paulo, já mostra placa o litro da gasolina com apenas dois dígitos - Rubens Cavallari/Folhapress

Para o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), a mudança é prejudicial para o motorista, pois pode levar ao arredondamento dos preços para cima.

A ANP diz que a medida não tem impacto no preço final dos produtos, pois não traz custos relevantes ao revendedor nem restrições aos preços praticados.

A exibição dos preços com apenas duas casas decimais deve ser feita tanto nos painéis de preços dos postos quanto nos visores das bombas.

Postos de combustíveis em Brasília já adotam o novo padrão de exibição dos preços dos produtos com apenas duas casas decimais, e não três, como era o padrão - Pedro Ladeira/Folhapress

A ANP autorizou os postos a travar a última casa decimal nas bombas, para evitar a necessidade de troca dos equipamentos. O motorista deve conferir se o terceiro dígito exibe o número zero e ele não deve girar quando o carro estiver sendo abastecido.

A autorização para os postos travarem a última casa decimal nas bombas, com o dígito zero, responde a pedido dos próprios donos de postos, que estavam preocupados com o custo da alteração das bombas, segundo o presidente da Fecombustíveis (Federação do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes), Paulo Miranda.

José Alberto Gouveia, presidente do Sincopetro, sindicato que representa postos em São Paulo, criticou, nesta quinta (5) que a regra vale só para os postos e afirmou que Petrobras e distribuidoras continuam vendendo o combustível com quatro casas decimais. "Toda vez que o governo tenta fazer alguma coisa, só lembra do posto de gasolina, não pensa no que vem antes. Isso é matar o pequenininho. Não conseguimos voltar ao que era antes da pandemia até agora. E meus custos continuam subindo, como para todo mundo", afirma. ​

Posto de combustíveis no Rio de Janeiro - Ricardo Moraes - 30.mar.2011/Reuters

"O objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira", afirmou a ANP, em nota divulgada na segunda-feira (2).

O advogado da área de Relacionamentos do Idec, David Guedes, diz que o consumidor já está acostumado com o modelo atual e vê potencial de prejuízos. "A supressão da última casa decimal inviabiliza a verificação, pelo consumidor, sobre o quanto realmente deverá pagar na compra", afirma.

"Sem a última casa decimal, o preço da bomba poderá ser arredondado de forma incorreta (para mais) e a longo prazo, isso, obviamente, poderá gerar lucros indevidos aos postos e prejuízo ao usuário", completa Guedes.

A portaria editada pela ANP em novembro trouxe ainda outras mudanças no mercado de combustíveis, como a autorização para o delivery de gasolina e etanol e a venda direta de etanol das usinas para os postos.

As medidas foram apoiadas pelo governo alegando que poderiam ajudar a conter a escalada de preços, mas criticadas pelo setor de combustíveis, alegando riscos à segurança do consumidor, no primeiro caso, e de fraudes tributárias, no segundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.