Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Ex-presidente da Caixa xinga e ameaça funcionários em áudios, segundo site

Gravações teriam sido feitas em reuniões de Pedro Guimarães com auxiliares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São José do Rio Preto

Áudios registrados durante reuniões na Caixa Econômica Federal mostram o ex-presidente da estatal Pedro Guimarães xingando funcionários e ameaçando demiti-los se não seguissem suas ordens.

As gravações, que poderiam ser consideradas assédio moral, foram reveladas nesta quinta-feira (30) pelo portal Metrópoles, um dia depois de Guimarães deixar a presidência da Caixa.

Ele pediu demissão nesta quarta-feira (29), após ser acusado de assédio sexual por funcionárias, caso que está sendo investigado pelo (MPT) Ministério Público Federal.

0
Pedro Guimarães deixa a Presidência da Caixa. Ele era um dos nomes mais próximos de Bolsonaro no governo - Pedro Ladeira/Folhapress

Os áudios são curtos e, em alguns casos, não apresentam o contexto da reunião. O site Metrópoles diz ter tido contato com empregados da Caixa, mas não informou como teve acesso ao conteúdo.

Segundo relatado ao portal, um dos episódios de fúria ocorreu no final do ano passado, quando Guimarães discordou da decisão de executivos da Caixa.

Uma resolução da Assembleia Geral, de agosto de 2021, alterou normas internas e restringiu a participação do presidente a no máximo dois conselhos executivos da empresa. Por consequência, isso afetou a remuneração de Guimarães.

Sabe qual é a vontade? Porra, eu acho que quem está torcendo pro Lula, de vocês se fuderem. Voltar a Caixa a ser estuprada por aqueles ladrões, e você se fuderem


"Eu quero o CPF de todo mundo"

Segundo o portal, na mesma reunião Pedro Guimarães pede para que sejam anotados o CPFs de todos os presentes na conferência. Ele dá a missão a Celso Leonardo Derziê Barbos, vice-presidente da Caixa.

No caso de o teor da reunião vazar, os subordinados seriam punidos com a perda dos cargos. No áudio, ele comenta que não dá a tarefa para seu assessor Álvaro Pires (chamado de Vreco) porque ele é "pau mole".

Quem for responsável, vai deixar de ser ou vice-presidente, ou diretor, ou superintendente nacional, ou gerente nacional. Então, Celso, é para você essa. Porque o Vreco é pau mole. Eu quero isso no detalhe. Eu quero o CPF de todo mundo


Em uma das gravações, ele reclama de decisões que haviam sido tomadas por funcionários do banco sem seu consentimento e diz que a empresa "não é uma democracia".

Não é aceitável. E de novo: caguei para a opinião de vocês, porque eu que mando. Então, eu não estou perguntando. Isso aqui não é uma democracia. É a minha decisão.


"Porque vocês só têm a perder"

Em outro trecho, Guimarães diz, em tom de ameaça, que os subordinados perderão os empregos dentro do banco caso tomem decisões sem consultá-lo.

Vocês são malucos. Porque vocês só têm a perder. Cara, são malucos. Não tem que ligar pra ninguém. Se eu não dei ok, não dei ok e acabou. É não. Por que que vocês vão tomar o risco de perde a função, cara? Por uma coisa que eu não autorizei


No último áudio divulgado pelo portal, Guimarães reclama, novamente, de decisões adotadas por executivos do Caixa sem antes passarem pelo seu consentimento.

Ele ressalta que, mesmo no caso de o assunto ter sido avaliado e decidido por algum dos vice-presidentes, o tema deveria passar pela apreciação de seu gabinete.

Ele cita a chefe de gabinete da presidência, Rozana Alves Guimarães, e profere mais um palavrão.

A Rosana tem que dar pessoalmente a proposta. Foda-se. Ah, mas o vice-presidente... Manda todo mundo tomar no cu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.