Livros e cursos ajudam a tirar empreendimento do papel

Veja quatro livros e dez cursos para inspirar e ajudar quem quer abrir seu primeiro negócio

São Paulo

A falta de planejamento é o principal motivo que leva uma entre quatro empresas no Brasil a fechar antes mesmo de completar dois anos no mercado, segundo dados do Sebrae.

“É importante não deixar que o entusiasmo de abrir um negócio atropele o planejamento. Buscar ajuda nesse processo pode minimizar os riscos”, afirma Ricardo Mollo, da Faculdade Brain.

No mercado há diversos livros e cursos, gratuitos inclusive, que podem ajudar o futuro empreendedor nesta tarefa.

O professor Claudio Acosta, 42, se voltou aos livros de empreendedorismo quando decidiu largar a carreira na Faculdade Anhanguera em Bagé, no Rio Grande do Sul, para abrir a Maria Clean, de terceirização de limpeza, em 2015. 

Quatro anos depois, ele segue adepto dos cursos de gestão, aos quais atribui parte do crescimento da empresa de 50% em 2019, na comparação com o ano anterior. 

“Muitas pessoas acham que basta ter uma ideia e capital para ter sucesso em um negócio, mas não é bem assim. É necessário conhecimento para alcançar um bom resultado”, diz Acosta.

De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP Caio Ribeiro Monteiro, as áreas em que os empreendedores costumam ter mais dificuldade são plano de negócios, finanças, marketing e legislação. 

“É importante que a atualização seja constante”, afirma. 

Veja a seguir quatro livros e dez cursos para inspirar e ajudar quem quer abrir seu primeiro negócio.

Biblioteca do empreendedor iniciante

‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’

Dale Carnegie; ed. Simon & Schuster, 264 págs., R$ 23,90

Um guia sobre como se relacionar com as pessoas, uma competência fundamental para qualquer empreendedor. Traz técnicas e métodos para alcançar objetivos pessoais e profissionais

 

‘O Mito do Empreendedor’

Michael E. Gerber; ed. Fundamento, 216 págs., R$ 49,10 

Traz métodos para o dia a dia do negócio, entre eles como preparar a equipe de funcionários, estruturar a empresa para superar eventuais turbulências e como escolher o modelo mais adequado de crescimento

 

‘Cauda Longa – A Nova Dinâmica de Marketing e Vendas: Como Lucrar com a Fragmentação dos Mercados’

Chris Anderson; ed. Elsevier, 256 págs., R$ 57,54

Aborda segmentação de mercado e busca por um público-alvo, entre outros temas para quem quer melhorar o marketing do negócio

‘O poder do hábito – Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios’ 

Charles Duhigg; ed. Objetiva, 408 págs., R$ 52,50

O autor usa histórias de personalidades, do nadador Michael Phelps ao ativista Martin Luther King, para defender a importância de identificar e corrigir atitudes prejudiciais

Cursos que dão o bê-a-bá do setor

Como analisar e pesquisar o mercado
Apresenta conceitos e ferramentas de análise da concorrência, do mercado potencial, portfólio e preços praticados, para quem quer entender como posicionar sua marca no setor de atuação
Onde: Sebrae-SP
Quanto: Gratuito
Carga horária: 4 horas de duração
Formato: presencial
Site: solucoes.sebraesp.com.br

Transforme sua ideia em modelo de negócios
A oficina ensina como transformar sua ideia em um potencial modelo de negócio. A capacitação conta com lições que abordam propostas de valor, fontes de receita, segmentos de clientes e estrutura de custos, entre outros
Onde: Sebrae-SP
Quanto: R$ 200
Carga horária: 12 horas
Formato: presencial
Site: solucoes.sebraesp.com.br

Aprenda a empreender
Aborda as principais características de um empreendedor e os conceitos básicos sobre tocar um negócio, entre elas marketing e finanças
Onde: Sebrae
Quanto: Gratuito
Carga horária: 16 horas
Formato: On-line
Site: solucoes.sebraesp.com.br

Business Model Canvas – Como dominar essa ferramenta
O Canvas é uma nova ferramenta para auxiliar empreendedores e gestores na modelagem de seus negócios. É utilizada principalmente por startups para desenhar e redefinir modelos de negócios inovadores
Onde: Descola
Quanto: R$ 65
Carga horária: 2 horas (1 hora de videoaula e 1 hora de leitura complementar)
Formato: On-line
Site: descola.org/cursos

Do bar ao mercado
Auxilia o empreendedor a tirar a ideia do papel e, através de histórias reais de empresas de sucesso, evidencia trajetórias, ideias e contextos que fizeram com que esses negócios decolassem
Onde: Descola
Quanto: Gratuito
Carga horária: 45 minutos 
Formato: On-line
Site: descola.org/cursos

Planejamento estratégico para empreendedores
Passo a passo para o empreendedor entender os itens que deve levar em consideração na hora de fazer o planejamento de seu negócio
Onde: Endeavor
Quanto: Gratuito
Carga horária: 3 horas 
Formato: On-line
Site: endeavor.org.br

Empreendedorismo e gestão
Tem como objetivo fornecer conceitos e técnicas para gestão de empresas de pequeno e médio porte, por meio do estudo de temas como ferramentas mercadológicas; administração contábil, fiscal e financeira; gestão de pessoas e de tecnologia da informação
Onde: PUC-SP
Quanto: R$ 2.395
Carga horária: 80 horas 
Formato: Presencial
Site: pucsp.br

Como montar a sua empresa
É um curso prático para quem já tem uma ideia e quer tirá-la do papel. Ajuda a analisar um negócio em potencial a partir dos pontos estratégico e financeiro, a desenvolver 
um plano inicial de negócios com posicionamento de mercado, viabilidade financeira e plano de vendas, além de apresentar o plano de negócios 
para potenciais investidores
Onde: Brain Business School
Quanto: R$ 1.611
Carga horária: 16 horas
Formato: Presencial
Site: brainbs.com.br

Gestão do tempo
Ensina como administrar o tempo, para que 
o empreendedor consiga dividir suas horas entre as atividades empresariais e pessoais
Onde: BNI
Quanto: Gratuito para membros da organização
Carga horária: 4 horas
Formato: Presencial 
Site: bnibrasil.net.br

Fator X
Ensina a aplicar técnicas de diferenciação e posicionamento de marca para vencer a concorrência e conquistar a clientela
Onde: Site de Pedro Superti
Quanto: R$ 4.997
Carga horária: 12 módulos com vídeos e uma aula ao vivo com duração de 2h a 3h
Formato: On-line
Site: pedrosuperti.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.