Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2012 - 17h37

Referendo é "ato cínico" de regime da Síria, dizem EUA

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Casa Branca considerou nesta segunda-feira que o referendo constitucional da Síria, que aconteceu no último domingo (26), um "ato cínico" do regime do ditador Bashar al Assad. O plebiscito foi considerado pelos Estados Unidos "uma proposta ridícula" ao seu povo.

"Basicamente o que foi feito foi entregar uma folha de papel que ele [Assad] controla a um voto que ele controla, para poder tentar manter o controle", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.

"O próprio referendo que foi apresentado é ridículo, porque exige que o Estado aprove quaisquer dos grupos de oposição. Desse modo, ele [Assad] vai escolher a dedo quem pode estar na oposição".

Nuland também questionou a ocorrência do processo em meio à repressão do regime em diversas cidades, que causou 59 mortes, segundo grupos de oposição.

A porta-voz ainda demonstrou a preocupação dos Estados Unidos com o apoio explícito do grupo radical islâmico palestino Hamas aos opositores ao regime da Síria. A organização é considerada terrorista pelos americanos.

"Temos a preocupação de que esses extremistas tentem explorar a violência para seus próprios objetivos. Isso não queremos ver".

Reuters
Fumaça cobre região de Homs; ONU duvida de credibilidade de referendo constitucional na Síria
Fumaça cobre região de Homs; ONU duvida de credibilidade de referendo constitucional na Síria

BAN KI-MOON

Mais cedo, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon, afirmou que duvida da credibilidade do referendo sírio, em que cerca de 90% dos votantes optaram pelo novo texto.

O chefe da organização disse que a situação de violência e a repressão que sofre o país tira a legitimidade da consulta popular.

"Ainda que uma nova Constituição e o fim do monopólio político do partido Baath no poder poderiam ser parte de uma solução política, um referendo deve acontecer em condições livres de violência e intimidação".

Em comunicado, Ban Ki-Moon ainda declarou que a prioridade na Síria é o fim da violência para que se inicie um processo político "que responda às aspirações diplomáticas dos cidadãos".

Rodrigo Abd - 26.fev.12/Associated Press
Homem segura bandeira durante manifestação contra Assad em Idlib, no norte da Síria
Homem segura bandeira durante manifestação contra Assad em Idlib, no norte da Síria

REFERENDO

A nova Constituição síria foi aprovada pela população com 89,4% dos votos para a alternativa "sim", informou nesta segunda-feira o ministro do Interior, Mohamad Nidal al Shaar.

O referendo constitucional, que mobilizou 8,37 milhões de eleitores neste domingo, foi marcado por vários episódios de violência. Grupos de oposição estimam que pelo menos 59 pessoas morreram, entre soldados e civis.

Mesmo durante a votação, morteiros caíam sobre o bairro rebelde de Baba Amr e outras regiões de Homs, devastadas por mais de três semanas de bombardeios, no dia seguinte a uma jornada de violência que deixou cerca de cem mortos, segundo o OSDH (Observatório Sírio para os Direitos Humanos).

A proposta de mudança constitucional foi duramente criticada pela comunidade internacional e pela oposição síria, que convocou um boicote contra o referendo.

Na nova carta fundamental, o governante mantém poderes significativos. Escolhe o primeiro-ministro, independentemente da maioria parlamentar, e em alguns casos pode rejeitar leis.

O artigo 88 prevê que o presidente só pode optar por dois períodos de sete anos, mas o artigo 155 precisa que estes dispositivos só serão aplicados após as próximas presidenciais de 2014. Com isso, Bashar al Assad poderia se manter como ditador por mais 16 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página