Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2012 - 15h58

Ministro de Israel promete capturar autores de ataque que matou 5

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse que Israel continuará a combater o terrorismo global e prometeu trabalhar para capturar os culpados dos atentados no aeroporto de Burgas, na Bulgária, em que morreram ao menos cinco israelenses e dezenas ficaram feridos.

"Foi um ataque muito grave. Há tempos monitoramos a intenção de organizações terroristas, como o Hizbollah, o Hamas e a Jihad Islâmica, de praticar atentados pelo mundo", disse o ministro em comunicado.

"Travamos uma grande batalha contra eles, que teve muitos êxitos, mas também tem seus dias ruins. Hoje é um desses dias", disse Barak antes de expressar sua solidariedade às famílias dos mortos e feridos.

O ministro também pediu aos israelenses que sigam em frente e não deixem de viajar ao redor do mundo."Continuaremos viajando e seguiremos levando uma vida normal apesar da dor".

IRÃ

O primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu culpou o Irã pelo atentado desta quarta e disse que Israel irá reagir.

"Todos os sinais indicam o Irã. Nos últimos meses vimos tentativas iranianas de atacar israelenses na Tailândia, Índia, Geórgia, Quênia, em Chipre e em outros lugares", disse Netanyahu em um comunicado.

"Este é um ataque terrorista do Irã e Israel irá reagir fortemente", disse ele.

ATENTADO

Ao menos cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado contra turistas israelenses no aeroporto búlgaro de Burgas, no mar Negro.

Segundo informações da rádio pública BNR e da rede privada bTV, três ônibus foram atingidos no atentado. Um deles teria explodido, e os outros dois pegado fogo.

Esta é a primeira vez que um ataque anti-israelense ocorre na Bulgária.

Nos últimos anos, a região litorânea búlgara do mar Negro tornou-se um ponto turístico popular entre os israelenses. Os dois países mantêm excelentes relações. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Bulgária foi o único país aliado da Alemanha a ter salvado judeus dos campos de concentração nazistas, o que é lembrado regularmente durante contatos bilaterais com Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página